DAYSE CABRAL DE MOURA. POR TRÁS DAS LETRAS: as concepções e práticas de ensino do sistema de notação alfabética na EJA. 01/11/2001. 1v. 166p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): ARTUR GOMES DE MORAIS

 Biblioteca Depositaria: Central e Setorial de Educação da UFPE

 

Palavras - chave:

 Jovens e adultos; Notação alfabética; Ensino-aprendizagem.

 

Banca examinadora: 

 JOSÉ BATISTA NETO

 

 LEÔNCIO JOSÉ GOMES SOARES

 

Linha(s) de pesquisa: Didática de Conteúdos Específicos  Investiga a ação de ensinar/aprender nas diversas áreas do saber (Matemat., Linguag. e Ciências), examinando ferramentas cognitivas, transposições e contratos didáticos entre prof./aluno e aluno/aluno e representações sociais presentes na ação educativa.

 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 Resumo tese/dissertação:

Com o intuito de contribuímos para o processo de transposição didática nas salas de aula da alfabetização de jovens e adultos, investigamos as concepções e práticas dos docentes sobre o ensino e a aprendizagem do sistema de notação alfabética, a fim de compreendermos os fatores envolvidos no processo de sistematização desse objeto de ensino-aprendizagem e as implicações para o aprendiz. Foram entrevistadas (10) dez professoras, sendo cinco (5) da rede municipal d ensino de Recife, e cinco (5) da rede estadual de ensino de Pernambuco. Optamos por uma abordagem metodológica qualitativa, utilizando como instrumento a entrevista semi-estruturada, e seu tratamento, com a análise de conteúdo. Os resultados de nossa análise apontaram que, apesar das professoras serem submetidas a processos diferentes de formação continuada, o sistema de notação alfabética não tinha sido objeto de estudos nesses momentos de formação e suas especificidades pareciam pouco compreendidas pelas mestras. Pareceu-nos predominante a concepção do sistema de notação alfabética como um código de transcrição fenográfico. Percebemos que uma das implicações dessa concepção para o processo de ensino-aprendizagem da alfabetização consistia na centralização em um método silábico e a ênfase em tarefas de memorização e percepção viso-motora. Os dados apontam para a necessidade da formação inicial e continuada das professoras de EJA investir na discussão do que consistiria, hoje, a alfabetização de jovens e adultos numa perspectiva de letramento.