Raquel Aparecida de Lima. QUALIDADE DE VIDA EM NÍVEL LOCAL: ESTUDO DE CASO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CEJA - IATAJAÍ/SC). 01/08/2003

 1v. 226p. Mestrado. UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - ENGENHARIA AMBIENTAL

 Orientador(es): Marcus Polette

 Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA CENTRA DA FURB

 

Palavras - chave:

 Qualidade de Vida; Indice de Desenvolvimento Humano;

 

Banca examinadora: 

 Alexandre de Ávila Lerípio

 

 Marcus Polette 

 

Linha(s) de pesquisa:

 Gestão ambiental pública  trata da compreensão e implantação de modelos de gestão ambiental pública, planejamento e avaliação de procedimentos de prevenção e/ou de ações mitigadoras dos impactos ambientais.

 

Dependência administrativa

  Municipal

 

Resumo tese/dissertação:

 As questões ambientais vem sendo consideradas como cada vez mais urgentes e importantes para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende das relações estabelecidas entre a humanidade à natureza e o uso pelo homem dos recursos naturais disponíveis. Nova proposta de desenvolvimento da sociedade tem gerado a necessidade de se estabelecerem novas formas de administrar o desenvolvimento. Assim crescendo o interesse pela criação de indicadores de sustentabilidade, também chamados de indicadores de qualidade de vida. A escolha e o uso de indicadores de forma prática torna-se, portanto uma importante ferramenta para a gestão ambiental. O índice de Desenvolvimento Humano (IDH/ONU) e o índice de Desenvolvimento Social (IDS/SDM) já plenamente conhecidos em nível internacional e nacional, não contemplam de forma participativa todos os segmentos da sociedade. Acreditando-se no potencial da avaliação através de indicadores sociais, econômicos, ambientais e políticos, este trabalho propôs estudar subsídios metodológicos para o diagnóstico do estado da qualidade de vida em nível local, tendo como estudo de caso o Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) na cidade de Itajaí. Para tanto, desenvolveu-se um conjunto de indicadores e índices de qualidade de vida junto aos alunos do CEJA. Para a coleta das informações, foram utilizadas técnicas de pesquisa bibliográfica e questionários, servindo como instrumento para a obtenção de dados e compilação dos resultados. A hipótese levantada, pode ser constatada perante o desenvolvimento da proposta metodológica, haja visto, que dos quatro parâmetros analisados apenas o social e o econômico não tiveram total aproveitamento das questões elaboradas, recomendando-se que sejam trabalhados em uma próxima etapa. A pesquisa buscou também, subsídios à Secretaria Estadual da Educação do Estado de Santa Catarina, Secretaria do Meio Ambiente de Itajaí e ao Centro de Educação de Jovens (CEJA) de Itajaí, na busca de políticas públicas eficientes, cosntituindo-se num importante estímulo ao desenvolvimento sustentável.