Susana Gakyia Caliatto. Avaliação da Escrita em Jovens e Adultos.. 01/10/2005

1v. 80p. Mestrado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - EDUCAÇÃO

Orientador(es): SELMA DE CASSIA MARTINELLI

Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central

 

Palavras - chave:

Avaliação; Educação de Adultos; Escrita,Ortografia.

           

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora:

ROSELY PALERMO BRENELLI

           

SELMA DE CASSIA MARTINELLI

 

Linha(s) de pesquisa:

Desenvolvimento Humano, Psicologia e Educação  Estudos sobre as diferentes dimensões do Desenvolvimento do ser humano e das condições históricas, sociais e culturais em que ele ocorre, assim como de aspectos específicos de certos períodos do desenvolvimento e suas implicações na prática social.

           

Dependência administrativa

 Estadual

 

Resumo tese/dissertação:

O trabalho de pesquisa teve o objetivo de analisar a escrita ortográfica, de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os participantes foram 57 alunos da rede municipal da cidade de Amparo/SP, sendo que 27 (47,37%) cursavam a terceira série e 30 (52,63%) cursavam a quarta série. A coleta de dados foi realizada em três situações; O ditado através do texto do Instrumento de Avaliação das Dificuldades de Aprendizagem na Escrita (ADAPE). O Reconhecimento de palavras, por um instrumento de múltipla escolha e a Reescrita foi feita baseando-se numa lenda. A análise dos resultados foi possível a partir de uma categorização dos erros em cada instrumento e da análise comparativa dos mesmos. Os resultados indicaram que as principais dificuldades se relacionam ao apoio na oralidade e a dificuldade de segmentar frases. O fato de que os erros mais freqüentes se mantiveram iguais nas três atividades de escrita propostas ofereceram maior convicção das reais dificuldades do grupo de participantes e sugere que os instrumentos utilizados em conjunto são uma alternativa para se obter informações mais precisas sobre as dificuldades dos alunos.