Susana Gakyia Caliatto. Avaliação
da Escrita em Jovens e Adultos.. 01/10/2005
1v. 80p. Mestrado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): SELMA DE CASSIA MARTINELLI
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central
Palavras - chave:
Avaliação; Educação de Adultos; Escrita,Ortografia.
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
ROSELY PALERMO BRENELLI
SELMA DE CASSIA MARTINELLI
Linha(s) de pesquisa:
Desenvolvimento Humano, Psicologia e Educação Estudos sobre as diferentes dimensões do Desenvolvimento do ser humano e das condições históricas, sociais e culturais em que ele ocorre, assim como de aspectos específicos de certos períodos do desenvolvimento e suas implicações na prática social.
Dependência administrativa
Estadual
Resumo tese/dissertação:
O trabalho de pesquisa teve o objetivo de analisar a escrita ortográfica, de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os participantes foram 57 alunos da rede municipal da cidade de Amparo/SP, sendo que 27 (47,37%) cursavam a terceira série e 30 (52,63%) cursavam a quarta série. A coleta de dados foi realizada em três situações; O ditado através do texto do Instrumento de Avaliação das Dificuldades de Aprendizagem na Escrita (ADAPE). O Reconhecimento de palavras, por um instrumento de múltipla escolha e a Reescrita foi feita baseando-se numa lenda. A análise dos resultados foi possível a partir de uma categorização dos erros em cada instrumento e da análise comparativa dos mesmos. Os resultados indicaram que as principais dificuldades se relacionam ao apoio na oralidade e a dificuldade de segmentar frases. O fato de que os erros mais freqüentes se mantiveram iguais nas três atividades de escrita propostas ofereceram maior convicção das reais dificuldades do grupo de participantes e sugere que os instrumentos utilizados em conjunto são uma alternativa para se obter informações mais precisas sobre as dificuldades dos alunos.