Karin Adriane Hugo Lucas. O currículo na Educação de Jovens e Adultos: Uma Experiência de Construção Coletiva.. 01/07/2004

 1v. 140p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO (CURRÍCULO)

 Orientador(es): Sergio Haddad

 Biblioteca Depositaria: PUCSP

 

 

Palavras - chave:

 Currículo, Participação, Construção, Educação, Jovens

 

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora: 

 Vera Maria Masagão Ribeiro

 

 

Linha(s) de pesquisa:

POLÍTICAS PÚBLICAS E REFORMAS EDUCACIONAIS E CURRICULARES  Estuda políticas de currículos na realidade contemporânea, privilegiando projetos inovadores que caminham na linha da proposição de um currículo emancipatório.

 

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES-PROSUP

 

 

Dependência administrativa

  Particular

 

 

Resumo tese/dissertação:

 O presente trabalho estudou a experiência de construção curricular realizada pelo Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal de Educação de Guarulhos. Um grupo formado por educadores interessados na reorganização curricular na Educação de Jovens e Adultos. Essa experiência começou no ano de 2001, a partir da implantação do Programa de Educação Fundamental Regular com Educação Profissional para jovens e adultos nas escolas municipais de Guarulhos. Nesse contexto, duas grandes questões foram colocadas: 1.Quais as possibilidades de reorganizar os tempos e espaços escolares para a realidade do jovem e do adulto?; 2. Como possibilitar a participação dos sujeitos do processo educativo na construção curricular? Diante disso, o objetivo deste estudo é apresentar o referencial teórico-metodológico que foi desenvolvido no processo de construção e implementação da proposta curricular para o programa, à luz da reflexão da prática pedagógica e das elaborações desenvolvidas pelo Núcleo Gestor da Educação de Jovens e Adultos e Grupo de Construção Curricular da rede municipal de educação de Guarulhos; processo que possibilitou destacar vários aspectos relevantes que contribuem para a construção coletiva do currículo na EJA, principalmente na análise realizada sobre os processos e instrumentos da construção curricular.