Mônica Borges Monteiro. A atualidade do pensamento de Paulo Freire na alfabetização de jovens e adultos: dialogando com animação cultural. 2007                                              

 

1v. p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO - Centro de Ciências Humanas e Sociais - CCH

 

Orientador(es): DIÓGENES PINHEIRO

 

Biblioteca Depositaria: Biblioteca central Unirio

 

Palavras - chave:

Alfabetização de jovens e adultos; pedagogia de Paulo Freire; formação de educador e animação cultural.

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora:                                                                                                        

DIÓGENES PINHEIRO

VICTOR ANADRADE DE MELO                                                                                                      

CARMEN SANCHES

 

Linha(s) de pesquisa:

Não foi informado pela autora no trabalho.

Dependência administrativa                                                                                            

Federal

 

Resumo tese/dissertação:

Este estudo é uma experiência alfabetizadora na concepção de Paulo Freire tendo como referência ou, melhor dizendo, compreendendo a animação cultural como constitutiva desse processo (ensinar e aprender a ler e a escrever). Tem por objetivo abordar a atualidade da herança intelectual de Paulo Freire no âmbito de um programa de alfabetização para jovens e adultos que residem em espaços populares, considerando a dimensão cultural nas práticas cotidianas, como tentativa de buscar novas possibilidades metodológicas para a Educação para Jovens e Adultos (EJA). Apresento um estudo de caso do "Programa de Alfabetização da UFRJ para Jovens e Adultos em Espaços Populares (PAJA)" no Rio de Janeiro como experiência para pensarmos a atualidade do pensamento de Paulo Freire. A partir das experiências com animação cultural construímos este estudo, que teve como característica a descoberta cotidiana, justificando o pressuposto de que o conhecimento não é algo acabado, mas uma construção que se refaz constantemente.