Mônica Borges Monteiro. A atualidade do pensamento de Paulo
Freire na alfabetização de jovens e adultos: dialogando com animação cultural. 2007
1v. p.
Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO - Centro de
Ciências Humanas e Sociais - CCH
Orientador(es): DIÓGENES
PINHEIRO
Biblioteca Depositaria: Biblioteca
central Unirio
Palavras -
chave:
Alfabetização de
jovens e adultos; pedagogia de Paulo Freire; formação de educador e animação
cultural.
Área(s) do
conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
DIÓGENES PINHEIRO
VICTOR ANADRADE DE MELO
CARMEN SANCHES
Linha(s) de
pesquisa:
Não foi informado pela autora no
trabalho.
Dependência administrativa
Federal
Resumo
tese/dissertação:
Este estudo é uma
experiência alfabetizadora na concepção de Paulo Freire tendo como referência
ou, melhor dizendo, compreendendo a animação cultural como constitutiva desse
processo (ensinar e aprender a ler e a escrever). Tem por objetivo abordar a
atualidade da herança intelectual de Paulo Freire no âmbito de um programa de
alfabetização para jovens e adultos que residem em espaços populares,
considerando a dimensão cultural nas práticas cotidianas, como tentativa de buscar
novas possibilidades metodológicas para a Educação para Jovens e Adultos (EJA).
Apresento um estudo de caso do "Programa de Alfabetização da UFRJ para
Jovens e Adultos em Espaços Populares (PAJA)" no Rio de Janeiro como
experiência para pensarmos a atualidade do pensamento de Paulo Freire. A partir
das experiências com animação cultural construímos este estudo, que teve como
característica a descoberta cotidiana, justificando o pressuposto de que o
conhecimento não é algo acabado, mas uma construção que se refaz constantemente.