LIANA DA SILVA BORGES. MOVA-RS NO GOVERNO DEMOCRÁTICO E POPULAR: PRÁXIS E PROTAGONISTAS. 01/12/2001

 1v. 279p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): NARA MARIA GUAZZELLI BERNARDES

 Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA CENTRAL DA PUCRS

 

Palavras - chave:

 Educação de jovens e adultos; MOVA; Alfabetização

 

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 SÉRGIO HADDAD

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 DESENVOLVIMENTO DA PESSOA, SAÚDE E EDUCAÇÃO  Estuda o desenvolvimento humano como processo para toda a vida, problematizando suas implicações para a educação e a saúde nas dimensões biológicas, psicológicas, sociais e culturais; focaliza processos de aprendizagem e aqueles relacionados a pessoas PNE

 

 

Dependência administrativa

  Particular

 

 

Resumo tese/dissertação:

 0 presente estudo investiga como o Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos do Rio Grande do Sul - MOVA-RS, em funcionamento no Estado desde 1999 e hoje presente em 87% do território gaúcho, está estruturado na 11ª Coordenadoria Regional de Educação - 11ª CRE. 0 método de investigação foi o Estudo de Caso, numa abordagem predominantemente qualitativa, que permitiu o contato com o cotidiano do MOVA-RS. Tais dados foram trabalhados por meio da análise de conteúdo, sendo que os mesmos foram coletados no período 1999/2001, através dos seguintes materiais empíricos: entrevistas, desenhos, produções de saia de aula, registros fotográficos, vídeos, relatórios, documentos e observações. Em relação à 11ª CRE, foi feita uma reflexão sobre a práxis dos protagonistas do Movimento por meio de um estudo de características sócio-demográficas dos(as) Animadores(as) de Alfabetização, Apoiadores(as) Pedagógicos Educadores(as) Populares. No que tange aos(as) Educadores(as) Populares, foram analisadas a participação comunitária, as razões da opção e as expectativas em relação ao MOVA-RS. Além disso, foram analisadas também as vivências e os motivos de adesão de sete protagonistas da 11 a CRE, nesse caso, além dos já nominados, de um alfabetizando e de uma alfabetizanda do MOVA-RS. A realização do 10º Encontro Regional da 11 a CREª possibilitou compreender as representações dos protagonistas do MOVA-RS mediante análise reflexiva de duzentas e quarenta e nove produções escritas. Para completar este estudo, foram analisadas as entrevistas de depoimentos do Governador do Estado, da Secretária de Educação e da Coordenadora do MOVA-RS da 11ª Coordenadoria Regional de Educação. Os resultados da pesquisa qualificam a práxis do MOVA-RS a partir das vivências e representações que, por um lado corroboram sua identidade, por outro, conferem-lhe novos significados políticos e pedagógicos, podendo, com isso, representar aspectos que vão além da 11ª CRE.