LIANA DA SILVA BORGES. MOVA-RS NO GOVERNO DEMOCRÁTICO E POPULAR: PRÁXIS
E PROTAGONISTAS. 01/12/2001
1v. 279p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL - EDUCAÇÃO
Orientador(es): NARA MARIA GUAZZELLI BERNARDES
Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA CENTRAL DA PUCRS
Palavras - chave:
Educação de jovens e adultos; MOVA; Alfabetização
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
SÉRGIO HADDAD
Linha(s) de pesquisa:
DESENVOLVIMENTO DA PESSOA, SAÚDE E EDUCAÇÃO Estuda o desenvolvimento humano como processo para toda a vida, problematizando suas implicações para a educação e a saúde nas dimensões biológicas, psicológicas, sociais e culturais; focaliza processos de aprendizagem e aqueles relacionados a pessoas PNE
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
0 presente estudo investiga como o Movimento
de Alfabetização de Jovens e Adultos do Rio Grande do Sul - MOVA-RS, em
funcionamento no Estado desde 1999 e hoje presente em 87% do território gaúcho,
está estruturado na 11ª Coordenadoria Regional de Educação - 11ª CRE. 0 método
de investigação foi o Estudo de Caso, numa abordagem predominantemente
qualitativa, que permitiu o contato com o cotidiano do MOVA-RS. Tais dados
foram trabalhados por meio da análise de conteúdo, sendo que os mesmos foram
coletados no período 1999/2001, através dos seguintes materiais empíricos:
entrevistas, desenhos, produções de saia de aula, registros fotográficos,
vídeos, relatórios, documentos e observações. Em relação à 11ª CRE, foi feita
uma reflexão sobre a práxis dos protagonistas do Movimento por meio de um
estudo de características sócio-demográficas dos(as)
Animadores(as) de Alfabetização, Apoiadores(as) Pedagógicos Educadores(as)
Populares. No que tange aos(as) Educadores(as)
Populares, foram analisadas a participação comunitária, as razões da opção e as
expectativas em relação ao MOVA-RS. Além disso, foram analisadas também as
vivências e os motivos de adesão de sete protagonistas da