Esmeralda Simões Araújo. Educação Popular e Extensão Rural: a Experiência do Programa Alfabetização Solidária no Município da Jurema – PE. 01/08/2006

 3v. 142p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - EXTENSÃO RURAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL

 Orientador(es): Heloisa Flora Brasil Nóbrega Bastos

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da UFRPE

 

Palavras - chave:

 extensão rural, comunicação e alfabetização de adultos

 

Área(s) do conhecimento: EXTENSÃO RURAL

 

Banca examinadora: 

 Ester Calland de Souza Rosa

 

Linha(s) de pesquisa:

 Extensão Rural para o Desenvolvimento Local  Estudo dos processos de extensão envolvendo organizações no desenvolvimento local; a participação popular no desenvolvimento, incluindo questões de inovação tecnológica, ambiental, gênero e cidadania; extensão em atividades agrícolas e não agrícolas.

 

Dependência administrativa

  Federal 

 

Resumo tese/dissertação:

 Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada no Município da Jurema – PE, tendo como foco uma experiência de Extensão Rural desenvolvida pela Universidade Federal Rural de Pernambuco em parceria com o Programa Alfabetização Solidária, nos anos 2001 e 2002, naquela localidade. A metodologia utilizada foi fundamentada no paradigma da pesquisa qualitativa, tendo como fontes de informações: entrevista semi-estruturada, observações diretas feitas durante a realização do Programa no Município, anotações de relatos feitos por familiares dos alfabetizadores e dos alunos envolvidos, relatos dos sujeitos envolvidos e documentos elaborados durante o processo (relatórios). Com a análise dessas informações, concluiu-se que o trabalho de extensão rural no Município da Jurema foi capaz de interferir na formação da identidade dos seus participantes, colaborando para uma melhoria do nível de escolaridade dos alfabetizadores e alunos, além de aumentar o nível de comunicação entre os mesmos. Também contribuiu para o desenvolvimento local, através da participação mais efetiva das pessoas nas atividades do dia-a-dia e no engajamento de pessoas no mercado de trabalho. Esses fatores são essenciais na conquista da cidadania.