Denise Dalpiaz Antunes. Relatos significativos de professores e
alunos na Educação de Jovens e Adultos e sua auto-imagem e auto-estima. 2007
1v. 128 p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA
DO RIO GRANDE DO SUL. FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Orientador(es): JUAN JOSÉ
MOURIÑO MOSQUERA
Biblioteca
Depositaria: Biblioteca Digital PUC-RS
Palavras -
chave:
Práticas Pedagógicas;
Educação de Jovens e Adultos; Auto-imagem;
Autoestima.
Área(s) do
conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
JUAN JOSÉ MOURIÑO MOSQUERA
CLAUS DIETER STOBÄUS
SALETE CAMPOS DE MORAES
Linha(s) de
pesquisa:
Não foi
informado pela autora no trabalho
Dependência
administrativa
Privada
Resumo
tese/dissertação:
Este estudo se propôs verificar através dos relatos de professores e
alunos, Práticas Pedagógicas desenvolvidas na Educação de Jovens e Adultos e
sua Auto-imagem e
Autoestima, foram oito sujeitos entrevistados, sendo seis alunos adultos
inseridos nas Totalidades 1 e Totalidade 2, no ensino de jovens e adultos do
Município de Porto Alegre, e dois de seus professores. Como metodologia de
pesquisa elegeu-se o estudo de caso, numa abordagem quantitativa-qualitativa. Como instrumentos
utilizaram-se: Entrevistas com respostas abertas para os professores e para os
alunos adultos, Ficha de Observação da Prática Pedagógica, Diário de Campo,
Questionário de Auto-imagem
e Auto-estima (os três últimos foram utilizados como
complemento da análise). A Análise dos dados foi realizada através da análise
de conteúdo, com categorias a priori: 1. Auto-imagem e Auto-estima:
demonstrando que o nível de AI e AE dos alunos parece não ser real pela falta
de consciência crítica que parece não existir nos alunos com pouca
escolarização. Em contrapartida, o nível de AI e AE dos professores, pela
escolarização e suposto amadurecimento, parece ser real;
e a posteriori: 2. Vivências Pessoais, Profissionais
e Sociais revelou que o aluno adulto traz para dentro da escola todas as suas
vivências pessoais, e estas precisam alicerçar as práticas pedagógicas da EJA.; 3. Relatos de Aprendizagens e Expectativas de Aprender/
Motivações, apontou que os alunos em sua maioria parecem ter construídas,
do convívio social na infância, suas expectativas e motivações de
aprendizagens: a leitura e a escrita, destacando-se que as relações
interpessoais estabelecidas no meio educativo podem ajudar a compor novas
expectativas em relação ao ensino; 4. Prospectiva de Vida e Futuro demonstrou
que os alunos adultos em sua maioria vêem na escola a
possibilidade de independência social, e um pequeno grupo busca na
escolarização melhorias de emprego; 5. Professora como Modelo Cultural
ressaltou que os alunos adultos tem sua professora como modelo cultural
socialmente construído, ressaltando o compromisso social da figura do
professor. Fica ressaltada a importância de uma formação continuada que revele
renovadas práticas pedagógicas na EJA, alicerçadas nas vivências pessoais dos
alunos adultos. Recomenda-se que muito mais estudo no campo da Educação de
Jovens e Adultos e da Auto-imagem
e Auto-estima sejam realizados, não se esgotando aqui
as possibilidades de entendimento destas áreas temáticas. Contudo, espera-se
que este trabalho venha contribuir para o aperfeiçoamento dos educadores em
geral e em especial para o contexto educativo da Educação de Jovens e Adultos.