LÚCIA HELENA CORREA LENZI. UM (RE)TRATO
PEDAGÓGICO A PARTIR DO OLHAR DE EDUCADORES/AS DE JOVENS E ADULTOS DO MST.
01/05/2004
1v. 173p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - EDUCAÇÃO
Orientador(es): SONIA APARECIDA BRANCO BELTRAME
Biblioteca Depositaria: B. U.
Palavras - chave:
MST. Educação de adultos. Pratica de ensino.
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
TELMO MARCON
Linha(s) de pesquisa:
EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE AS QUESTÕES E PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS EMERGENTES NA PRÁTICA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, FOCANDO, PARTICULARMENTE, A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA, A RELAÇÃO ENTRE ESTADO E SOCIEDADE CIVIL, ONGs, ED POPULAR, ED.AMBIENTAL, INTERCULTURA.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Esta dissertação analisa as significações da prática docente e política de educadores e educadoras que trabalham com jovens e adultos, vinculados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em seis microrregiões do estado de Santa Catarina. O caminho metodológico, de cunho qualitativo, priorizou o entrelaçamento da linguagem textual e imagética, buscando adentrar na trajetória relacional de cada um dos sujeitos educadores, bem como na materialidade do seu espaço e cotidiano, e perceber como singularmente compreendem a educação, ao desempenhar o seu papel de educador/a em assentamentos ou acampamentos. Na análise, considero a formação (escolar e política) e o cotidiano dos assentamentos/acampamentos, como elementos constituintes e constituidores das significações que apropriaram e expressam em sua ação educativa. No processo de tomada das imagens fotográficas, feitas pelos sujeitos pesquisados, desvelou-se um rico percurso no qual ficaram retratadas suas vivências e os sentidos que atribuem aos seus papéis de educadores/as e de sujeitos envolvidos com a militância. A partir da pesquisa foi possível afirmar que a experiência desses homens e mulheres com a Educação de Jovens e Adultos, ao mesmo tempo em que se mostrou como um projeto de vida para cada um deles, tornou-se viável por ter suas bases de ação perpassadas e fundadas nas perspectivas educativas próprias do MST.