LÚCIA HELENA CORREA LENZI. UM (RE)TRATO PEDAGÓGICO A PARTIR DO OLHAR DE EDUCADORES/AS DE JOVENS E ADULTOS DO MST. 01/05/2004

 1v. 173p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): SONIA APARECIDA BRANCO BELTRAME

 Biblioteca Depositaria: B. U.

 

Palavras - chave:

 MST. Educação de adultos. Pratica de ensino.

 

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora: 

 TELMO MARCON

 

 

Linha(s) de pesquisa:

EDUCAÇÃO E MOVIMENTOS SOCIAIS  ESTUDOS E PESQUISAS SOBRE AS QUESTÕES E PERSPECTIVAS EDUCACIONAIS EMERGENTES NA PRÁTICA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, FOCANDO, PARTICULARMENTE, A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA, A RELAÇÃO ENTRE ESTADO E SOCIEDADE CIVIL, ONGs, ED POPULAR, ED.AMBIENTAL, INTERCULTURA.

 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

 Esta dissertação analisa as significações da prática docente e política de educadores e educadoras que trabalham com jovens e adultos, vinculados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em seis microrregiões do estado de Santa Catarina. O caminho metodológico, de cunho qualitativo, priorizou o entrelaçamento da linguagem textual e imagética, buscando adentrar na trajetória relacional de cada um dos sujeitos educadores, bem como na materialidade do seu espaço e cotidiano, e perceber como singularmente compreendem a educação, ao desempenhar o seu papel de educador/a em assentamentos ou acampamentos. Na análise, considero a formação (escolar e política) e o cotidiano dos assentamentos/acampamentos, como elementos constituintes e constituidores das significações que apropriaram e expressam em sua ação educativa. No processo de tomada das imagens fotográficas, feitas pelos sujeitos pesquisados, desvelou-se um rico percurso no qual ficaram retratadas suas vivências e os sentidos que atribuem aos seus papéis de educadores/as e de sujeitos envolvidos com a militância. A partir da pesquisa foi possível afirmar que a experiência desses homens e mulheres com a Educação de Jovens e Adultos, ao mesmo tempo em que se mostrou como um projeto de vida para cada um deles, tornou-se viável por ter suas bases de ação perpassadas e fundadas nas perspectivas educativas próprias do MST.