MARIA CARLA DE AVILA ARAÚJO. VIVÊNCIAS ESCOLARES DE JOVENS DE UM BAIRRO
DA PERIFERIA DE BELO HORIZONTE: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO DAS MARCAS DA VIOLÊNCIA
NA CONSTITUIÇÃO DE SUAS IDENTIDADES. 01/11/2000
1v. 168p. Mestrado.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): LUIZ
ALBERTO OLIVEIRA GONÇALVES
Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA DA
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Email do autor:
carlaraujo@uol.com.br
Palavras - chave:
EDUCAÇÃO JOVENS E ADULTOS
Banca examinadora:
LEONCIO JOSE GOMES SOARES
MARÍLIA PONTES SPÓSITO
Linha(s) de pesquisa:
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS A ÊNFASE DA LINHA ESTÁ CONCENTRADA NAS
DIMENSÕES SOCIAL, CULTURAL, POLÍTICA E EDUCACIONAL DA CONSTITUIÇÃO DE SUJEITOS
(JOVENS E ADULTOS EM SITUAÇÃO DE EXCLUSÃO SOCIAL), CONSIDERANDO SUA
INSERÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, ENGLOBANDO NOVAS REDES DE SOCIAL
Agência(s) financiadora(s) do
discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
OBJETO DE ESTUDO: UMA ESCOLA FREQÜENTADA POR
JOVENS MORADORES DE UM BAIRRO CONSIDERANDO VIOLENTO PELA COMUNIDADE E PELOS
PRÓPRIOS ALUNOS. O ESTUDO FOCALIZOU A EXPERIÊNCIA E AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
DOS JOVENS ALUNOS COM O INTUITO DE COMPREENDER COMO ELES CONSTROEM SUAS
IDENTIDADES, TENDO A VIOLÊNCIA COMO PANO DE FUNDO EM SUAS RELAÇÕES
GRUPAIS E INTERPESSOAIS. A INVESTIGAÇÃO ABRIU POSSIBILIDADES
PARA PENSAR A ESCOLA COMO ESPAÇO DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS E DE CONVIVÊNCIA DA
DIVERSIDADE CULTURAL E SOCIAL. O OBJETIVO DA PESQUISA ERA INVESTIGAR ATÉ QUE
PONTO A VIOLÊNCIA VIVENCIADA PELOS JOVENS EM SEUS LOCAIS DE
MORADIA, INTERFEREM EM SEUS COTIDIANOS, INCLUSIVE NAS VIVÊNCIAS
ESCOLARES. O ESTIGMA VIVENCIADO PELOS ALUNOS DO REFERIDO BAIRRO FOI TRABALHADO
NAS ATIVIDADES PROPOSTAS COM O OBJETIVO DE COMPREENDER MELHOR O OBJETO DA
PESQUISA. REFERENCIAL TEÓRICO: ABORDAGEM QUALITATIVA (PESQUISA PARTICIPANTE).
OS PRINCIPAIS AUTORES UTILIZADOS FORAM: ERIK ERIKSON, ANTHONY GIDDENS E NORBERT
ELIAS. AS TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS INCLUÍRAM
ENTREVISTAS INDIVIDUAIS SEMI-ESTRUTURADAS, ATIVIDADES EM GRUPOS (FILMADAS PELOS
PRÓPRIOS ALUNOS) COM UTILIZAÇÃO DE GRAVURAS E REPORTAGEM EM VÍDEO, DENTRE
OUTRAS. NAS ETAPAS DA PESQUISA PODEMOS INCLUIR: PESQUISA INICIAL EXPLORATÓRIA;
ESCOLHA DA ESCOLA (LOCUS INICIAL DA PESQUISA);MAPEAMENTO
DO PERFIL DOS ALUNOS, NA ESCOLA; ESCOLHA DAS TURMAS PARA O ACOMPANHAMENTO DAS
AULAS E SORTEIO DA AMOSTRA ( 9 ENTREVISTAS)- JOVENS ENTRE 14 E 19 ANOS, DE
AMBOS OS SEXOS. ANÁLISE: MODELO INTERPRETATIVISTA. CONCLUSÃO: SER MORADOR DA
VILA PARECE TRAZER VANTAGENS E DESVANTAGENS PARA OS ALUNOS MORADORES DE LÁ, NÃO
SÓ NA ESCOLA COMO FORA DELA. ESSA AMBIGÜIDADE É VIVENCIDA INTENSAMENTE POR
ESSES JOVENS, DESEMBOCANDO, ÀS VEZES, EM
SITUAÇÕES DE VIOLÊNCIA ESCOLAR PARA DEMARCAR ESPAÇOS DE
PODER. AS RECOMENDAÇÕES INCLUEM AÇÕES PÚBLICAS EM CONJUNTO COM A
COMUNIDADE PARA MUDAR A IMAGEM DA VILA DA LUZ E TRABALHAR, NA ESCOLA, A
DIVERSIDADE ATRAVÉS DE FÓRUNS DE DEBATES ESCOLARES, DENTRE OUTRAS ATIVIDADES.