SANTOS, Andréia Barbosa dos. Como sujeitos que vivenciaram o processo
de alfabetização de adultos representam sua nova identidade: reflexos acerca de
elementos que constituem a transição do deixar de ser analfabeto para ser
alfabetizado. 2004. 203 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade
Federal de Pelotas
Orientador: Gomercindo Ghiggi
Local: Pelotas/RS
Link: http://servicos.capes.gov.br/capesdw/resumo.html?idtese=200411942003016014
Assunto:
1. Educação - Brasil
2. Alfabetização de adultos
3. Educação popular
4. MST
Resumo:
O objetivo
deste trabalho é discutir efeitos de apelos ideológicos na maneira como
sujeitos adultos representam suas relações imaginárias, frente à transição da
posição estrutural que se convencionou chamar o "analfabeto" para a
de "alfabetizado". Os sujeitos desta reflexão são adultos que
compuseram salas de alfabetização em duas comunidades: uma urbana, na periferia
da cidade de Rio Claro/SP, e outra rural, integrada ao MST, na cidade de Herval/RS. Esta pesquisa teve origem a partir de um
problema vivenciado em sala de alfabetização de adultos. Dentre os vários
conflitos vivenciados nesta experiência, um, em especial, se destacou
profundamente: o "eu não sei". As pessoas interessadas em participar
das aulas, chegavam dizendo que gostariam de aprender a ler e escrever, ingressavam no grupo e, conforme, o processo de
alfabetização se desenvolvia, permaneciam dizendo que "não sabiam ler e
escrever" e, em alguns casos, davam ainda mais ênfase ao "eu não
sei". Passamos então a nos dedicar à pesquisa acerca do significado do
referido problema, sendo a presente dissertação uma tentativa de aprofundamento
teórico acerca da questão. Para a realização deste trabalho, retomamos os
materiais produzidos em uma sala de alfabetização de adultos, no Jardim
Guanabara, Rio Claro/SP, nos anos de