Elizete Oliveira de Andrade Toledo. A ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
TRABALHADORES NO MUNICÍPIO DE CARANGOLA/MG.. 01/06/2005
1v. 97p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Osmar Fávero
Biblioteca Depositaria: biblioteca central do gragoatá
Palavras - chave:
escolariz. de jovens e adults, ensino noturno, políticas púb
Banca examinadora:
Bertha de Borja Reis do Valle
Linha(s) de pesquisa:
Práticas sociais e educativas de jovens e adultos Estudos sobre juventude e educação de jovens e adultos, na perspectiva de políticas publicas e processos que ocorrem nos movimentos sociais e outras instâncias da sociedade.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
O foco desta pesquisa é a investigação e análise do processo de escolarização de pessoas jovens e adultas na rede municipal de educação de Carangola/MG, bem como, a compreensão de suas perspectivas quanto ao ensino a que estão submetidos. O objetivo geral surge da perspectiva de entender, a partir do ponto de vista dos estudantes e dos professores, o alto índice de evasão e repetência constantes nessa modalidade de ensino no município em questão. A investigação se desenvolveu com as turmas de educação de jovens e adultos (primeira etapa do Ensino Fundamental – 1º ao 4º) da Escola Municipal Antônio Marques e em suas duas turmas vinculadas e multisseriadas, localizadas em uma escola estadual do município. Os processos de investigação se desenvolveram em fases interdependentes: seleção de amostra da unidade escolar pesquisada; análise do contexto atual e análise do contexto local; aplicação de questionário e realização de entrevistas com os estudantes e professores; formação de um grupo de estudo com as professoras envolvidas; observação participante nas salas de aulas; sistematização e análise dos dados levantados. Como resultado, destacamos elementos para repensar o processo de escolarização desses estudantes no município, enfatizando a necessidade de políticas públicas voltadas a esse segmento da população, principalmente, por ter sido historicamente aviltado pela baixa qualidade do ensino.