CLEA PENTEADO. A ARTE
E A EDUCAÇÃO NA ESCOLA: OS CAMINHOS DA APRESIAÇÃO ESTÉTICA DOS JOVENS E
ADULTOS. 01/07/2001 1v. 146p. Mestrado. UNIVERSIDADE
FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - EDUCAÇÃO
Orientador(es): FERNANDO BECKER
Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO
Email do autor:
eleacuca@portoweb.com.br
Palavras - chave:
arte; educação; apreciação estética; jovens e adultos.
Área(s) do conhecimento:
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
Banca examinadora:
ADRIANO NOGUEIRA
Linha(s) de pesquisa:
EIXO TEMÁTICO 1: CONHECIMENTO, SUBJETIVIDADE E PRÁTICAS EDUCACIONAIS X
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Esta dissertação apresenta um estudo da apreciação estética de jovens e adultos que se encontram na escola com a intenção de concluir seus estudos no Ensino Fundamental. Buscamos revelar o que pensam, o que mexe com sua sensibilidade, enfim, como vêem o mundo. Para isso, fazemos uma breve recapitulação da história do ensino de arte no Brasil, e um apanhado histórico do sentido do termo estética, como forma de situar nosso trabalho. Incluímos também uma reflexão que envolve não só a estética e a arte, mas também a educadora e suas construções, relacionadas a suas vivências, processos de formação, e o papel da educação estética na escola. Constitui-se assim uma dialética que envolve a realidade pesquisada, a pesquisadora e as teorias que dão sustentação ao trabalho. Os referenciais teóricos da construção do conhecimento de Piaget permeiam o texto, aliados a uma concepção socializadora da arte, no sentido de entender e afirmar os processos criativos como possíveis de serem desenvolvidos por todos os homens e mulheres. A apreciação estética dos jovens e adultos mostra-se, através da escolha de imagens, que, quando analisadas, nos surpreendem, pois nos revelam um olhar voltado à realidade e uma apreciação sensível, humana e profundamente ética, uma realidade diferente das hipóteses que tínhamos ao iniciar este trabalho.