JHONES MACARIO DA SILVA MUNEYMNE. A Educação de jovens e adultos no Sistema Penitenciário de Manaus: estudo de caso na cadeia pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa.. 01/05/2004

 2v. 189p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): JORGE GREGÓRIO DA SILVA

 Biblioteca Depositaria: UFAM

 

 

Palavras - chave:

 Educação de Jovens e Adultos ? Exclusão social ? alfabetizaç

 

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora: 

 

ARMINDA RACHEL BOTELHO MOURÃO

 

 

Linha(s) de pesquisa:

FORMAÇÃO E PRÁXIS DO EDUCADOR FRENTE AOS DESAFIOS AMAZÔNICOS. Caráter multidimensional da educação e formas diferenciadas de ser educador e de fazer educação na Amazônia. Tendências, perspectivas e novas abordagens teórico-metodológicas no processo de formação dos profissionais da educação.

 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

 O presente trabalho tem por finalidade analisar os fundamentos político-ideológicos que têm justificado os programas para a Educação de Jovens e Adultos promovidos pela SEDUC/AM, bem como a adequação dos mesmos para um segmento populacional bastante específico, caracterizando-se como um grupo social duplamente discriminado: jovens e adultos, na maioria analfabetos e, que por fatores diversos estão, no momento, numa situação de detenção. Por outro lado, busca-se investigar quais os resultados pretendidos com a aplicação dessas ações educativas no sentido de contribuir para a recuperação humana e social desses alunos e quais as expectativas de melhoria de vida dos mesmos, decorrentes da chance de iniciar e/ou retornar a estudar. De início, lançou-se mão da história retrospectiva da EJA no país, abordando-se com maior ênfase, os processos de exclusão social vivenciados por parte significativa da sociedade brasileira, principalmente a exclusão educacional e consequentemente , a persistência do fenômeno do analfabetismo. E, na sequência, há uma análise comparativa entre o sistema penal e penitenciário holandês e brasileiro e algumas reflexões sobre a questão carcerária. Finalmente, analisa-se o atual Projeto de Educação de Jovens e Adultos adotado pela Secretaria Estadual da Educação, sua aplicação em uma instituição penitenciária de Manaus, o nível de comprometimento da ação docente e o nível de aceitação e envolvimento dos detentos no processo de ensino-aprendizagem.