Marcos Aurélio Alves de Lima. Educação
de Jovens e Adultos: uma parceria entre o Estado e a Sociedade Organizada.
01/02/2006
1v. 129p. Mestrado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Esméria de Lourdes Saveli
Biblioteca Depositaria: Biblioteca do Bloco M
Palavras - chave:
Política Educacional, Educação de Jovens e Adultos, Trabalho
Área(s) do conhecimento:
EDUCAÇÃO DE ADULTOS
Banca examinadora:
Orlinda Maria de Fátima Carrijo Melo
Linha(s) de pesquisa:
História e Política Educacionais Analisa a história e a política na práxis pedagógica, nos sistemas, nas instituições educacionais e na formação dos educadores e as políticas públicas nos processos de formulação, implementação e avaliação das ações educacionais.
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS
Dependência administrativa
Estadual
Resumo tese/dissertação:
Este trabalho teve como foco a análise da parceria estabelecida entre a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa e o Instituto Integrar para a construção de um percurso formativo destinado a Jovens e Adultos. Buscou-se analisar como ocorreu a união de esforços entre o Estado, representado em sua esfera organizativa municipal pela Secretaria de Educação , e a Sociedade Civil organizada, representada por uma organização do terceiro setor sem fins lucrativos, criada pela Central Única dos Trabalhadores. Utilizou-se da dialética materialista como método de investigação. Isto exigiu uma permanente conexão com a realidade concreta e uma análise histórica da conjuntura social e econômica brasileira que criaram as condições necessárias para o surgimento deste Programa. O estudo permitiu reconhecer as principais transformações ocorridas no Estado, no mercado de trabalho, na sociedade civil organizada, e na Educação de Jovens e Adultos, bem como o crescimento do chamado “terceiro setor” O estudo permitiu demonstrar como o neoliberalismo e a globalização da economia mudaram o tamanho e o papel do Estado brasileiro. Assim, como a forma pela qual ele passou a dialogar com a sociedade civil, além de reestruturar o mercado de trabalho e exigir, de forma urgente, a articulação entre os interesses sociais e econômicos por parte das políticas de EJA. A partir deste processo investigativo pode-se compreender como uma equipe gestora de um município de porte médio, do estado ddo Paraná, compromissada com a classe trabalhadora, realizou uma parceria com um Programa compromissado com a transformação social, e ainda, como os educandos(das) atendidos por este Programa, avaliaram a experiência. No estudo buscou-se compreender como este fenômeno social, importante para o movimento sindical e para a formulação de políticas de EJA, surge e se desenvolve e qual a compreensão que os trabalhadores(ras) tem acerca desta experiência. Palavras-chave: Política educacional - Educação de Jovens e Adultos - Trabalho