Sueli Barreiro Fernandes. Reflexões sobre a alfabetização de adultos: expectativas e frustrações. 01/05/2005

1v. 109p. Mestrado. UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS - SEMIÓTICA, TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E EDUCAÇÃO

Orientador(es): Cidmar Teodoro Pais

Biblioteca Depositaria: Universidade Braz Cubas

 

Palavras - chave:

Alfabetização de jovens e adultos, Política Educacional

           

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora:

Alba Lúcia Romeiro Tambelli

           

Linha(s) de pesquisa:

O papel das multilinguagens das tecnologias da inform na educação  Engloba as pesquisas e a criação de materiais pedagógicos coetâneos às linguagens das tecnologias da informação nas quais eles são pensados       

 

Dependência administrativa

 Particular

 

Resumo tese/dissertação:

Alfabetizar indivíduos que não tiveram acesso à escola na idade própria é uma modalidade de ensino que esta compreendida nas agendas públicas da política educacional brasileira. Tendo em vista que este fornecimento se baseia no motivo alegado de alcance de efetiva cidadania e de promoção de justiça social, nosso estudo tem por objetivo descrever o percurso histórico da Educação de Jovens e Adultos em nosso país, enfatizando o processo de alfabetização; refletir sobre o discurso legal pertinente a este ensino através de uma análise sociossemiótica; caracterizar qualitativa e quantitativamente, os anseios e expectativas de uma parcela da população da cidade de Santo André composta de alunos desta modalidade de ensino e ponderar a respeito da concretização, de fato, das aspirações destes estudantes e da legitimidade dada ao momento de sua inserção na cidadania real. Os dados foram coletados e agrupados em tabelas e representados por gráficos o que permitiu verificar a correspondente relação entre a EJA, o direito à cidadania e a promoção da justiça social em seus sucessos e retrocessos. Vários estudos precederam este trabalho ao investigar a alfabetização de adultos em nosso país, portanto, recorremos aos de Sergio Haddad, Moacir Gadotti, Paulo Freire, José Eustáquio Romão, Stela C. Bertholo Piconez, Amaldo Nisker, Álvaro Vieira Pinto e Regina Vinhaes Gracindo, dentre outros, para fundamentá-Io. Os educandos forneceram os dados que demonstraram as causas da interrupção de seus estudos e do retomo constante a ele para a busca de algo mais do que a mecânica da língua escrita, a efetivação do pleno exercício de seus direitos e deveres políticos e sociais.