Edith Weiduschat. MARCHA FORÇADA: Um Estudo sobre Práticas e Representações do Aluno do CEJA. 01/07/2004

 1v. 100p. Mestrado. UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Gilson Ricardo de Medeiros Pereira

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da FURB

 

Palavras - chave:

 Educação de Jovens e Adultos; Etnografia; Sócio-análise;

 

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO DE ADULTOS

 

 

Banca examinadora: 

 Maria da Conceição Lima de Andrade

 

 Maria de Lourdes Rangel Tura

 

 Stela Maria Meneghel

 

 

Dependência administrativa

  Municipal

 

 

Resumo tese/dissertação:

 

Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa baseada em uma abordagem etnográfica sobre a cultura e a subjetividade do aluno do Centro de Educação de Jovens e Adultos, CEJA de Blumenau ? SC. Explicitam-se, inicialmente, as potencialidades e a importância da pesquisa etnográfica para a educação, como forma de desvelar a cultura do grupo social em estudo. Em seguida, na análise de observações e entrevistas feitas no ambiente escolar, percebe-se que a urgência de inserir-se no mundo do trabalho tem sido responsável pelo abandono da escola, em certo momento da vida dos agentes pesquisados; do mesmo modo, essa urgência tem obrigado estes indivíduos a uma ?marcha forçada? de retorno à escola. Subjaz, nas interações escola-sujeito, uma cultura eufemisada, cujo objetivo primeiro é a obtenção de um Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental e Médio em menor tempo possível, o que o CEJA acaba por assumir, em razão do seu caráter de ensino semi-presencial. Não obstante, circulam, nesse espaço escolar, valores, desejos e sonhos que, uma vez evidenciados, podem auxiliar as ações dos docentes e as políticas destinadas a atender a esta específica demanda escolar.