Edith Weiduschat. MARCHA FORÇADA: Um Estudo
sobre Práticas e Representações do Aluno do CEJA. 01/07/2004
1v. 100p. Mestrado. UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Gilson Ricardo de Medeiros Pereira
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da FURB
Palavras - chave:
Educação de Jovens e Adultos; Etnografia; Sócio-análise;
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO DE ADULTOS
Banca examinadora:
Maria da Conceição Lima de Andrade
Maria de Lourdes Rangel Tura
Stela Maria Meneghel
Dependência administrativa
Municipal
Resumo tese/dissertação:
Esta dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa baseada em uma abordagem etnográfica sobre a cultura e a subjetividade do aluno do Centro de Educação de Jovens e Adultos, CEJA de Blumenau ? SC. Explicitam-se, inicialmente, as potencialidades e a importância da pesquisa etnográfica para a educação, como forma de desvelar a cultura do grupo social em estudo. Em seguida, na análise de observações e entrevistas feitas no ambiente escolar, percebe-se que a urgência de inserir-se no mundo do trabalho tem sido responsável pelo abandono da escola, em certo momento da vida dos agentes pesquisados; do mesmo modo, essa urgência tem obrigado estes indivíduos a uma ?marcha forçada? de retorno à escola. Subjaz, nas interações escola-sujeito, uma cultura eufemisada, cujo objetivo primeiro é a obtenção de um Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental e Médio em menor tempo possível, o que o CEJA acaba por assumir, em razão do seu caráter de ensino semi-presencial. Não obstante, circulam, nesse espaço escolar, valores, desejos e sonhos que, uma vez evidenciados, podem auxiliar as ações dos docentes e as políticas destinadas a atender a esta específica demanda escolar.