MARIA GORETE RODRIGUES DE AMORIM LOPES. A especificidade do trabalho do professor de educação de joves e adultos.. 01/01/2005

1v. 106p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - EDUCAÇÃO

Orientador(es): Tania Maria de Melo Moura

Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da UFAL

 

Palavras - chave:

professor,trabalho,educação,jovens,adultos

           

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora:

Maria Susana Vasconcelos Jimenez    

 

Linha(s) de pesquisa:

MAGISTÉRIO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES  Análise da formação do professor no mundo moderno. Resgate da construção histórica de diferentes paradigmas que se apresentam no cotidiano escolar.

 

Dependência administrativa

 Federal

 

Resumo tese/dissertação:

Esta pesquisa teve por objetivo caracterizar a especificidade da atividade do professor que atua na Educação de Jovens e Adultos, apartir de estudo das categorias trabalho e educação na sua dimensão ontológica.A experência nessa modalidade de ensino, desde 1993, e a observação da prática docente por meio da função de coordenação pedagógica, nos fizeram supor que: na EJA tanto prefessor quanto aluno são trabalhadores, mas o professor não reconhece no aluno um trabalhador, e, também, não tem clareza quanto a especificidade do trabalho que desenvolve e daí nesce o problema: Qual então a especificidade do trabalho do professor da EJA? Para análise desta problemática, lançamos mão da pesquisa qualitativa, e utilizamos, além do estudo bibliográfico a pesquisa de campo com estudo exploratório, aplicando-se as técnicas da entrevista semi-estruturada e análise de conteúdo. O estudo dos escritos de Luckács(1978) e Bertoldo (2002,2003 e 2004), no âmbito das categorias trabalho e educação, e das contribuições de Freire (1987, 1992 e 1996), Moura (1999), Pinto (2005) e outros pesquisadores da área da EJA, contrubuiu para melhor caracterizar a especificidade do trabalho do porfessor, enquanto sujeito trabalhador que desenvolve atividades de posições teleológicas secundárias, ou seja, atua no campo da subjetividade do aluno que também é um trabalhador. Nesse sentido, compreende-se que, considerar o conhecimento existente no aluno, construíndo na experiência de trabalho e por ela, transformando-o no ponto de partida do planejamento da prática pedagógica, com consciência do objeto a ser alcançado, torna-se indispensável ao professor de jovens e adultos. Realizado na expectativa de contribuir para o estudo e reflexão de professores e profissionais atuantes na área, motivados pela curiosidade epistemológica, para o entendimento da especificidade da atividade que desenvolvem, este trabalho permite ter consciências da complexidade dessa questão na perspectiva da ontologia marxiana, o que revela a necessidade de aprofunadamentos em estudos futuros.