Eliana Maria Sarreta
Alves. O idoso na sala de aula: um novo ator. 2007
1v. 124f. Mestrado. UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA
Orientador(es): JACIRA DA SILAVA CÂMARA
Biblioteca Depositaria: BDTD/UCB
Palavras -
chave:
Longevidade;
Educação de Jovens e Adultos; Educação Continuada.
Área(s) do
conhecimento: EDUCAÇÂO
Banca examinadora:
JACIRA DA SILAVA CÂMARA
CANDIDO ALABERTO DA COSTA GOMES
CÉLIO DE CUNHA
Linha(s) de
pesquisa:
Não foi informado pela autora no
trabalho
Dependência administrativa
Privada
Resumo
tese/dissertação:
O aumento da
população idosa no Brasil e no mundo é uma realidade incontestável
fruto de significativas quedas da mortalidade e dos níveis de fecundidade,
provocando oscilação populacional de grandes proporções e de relevantes
conseqüências que se transformam em desafios para a sociedade. Conforme dados obtidos
nesta pesquisa, no Distrito Federal, entre 1995 e 2000, a população de longevos
aumentou 215%. Com base nestas constatações, esta pesquisa objetiva investigar,
na concepção do longevo, o significado da aprendizagem e sua contribuição para
a construção de um novo projeto de vida. Trata-se de uma pesquisa qualitativa
de cunho exploratório interpretativo, realizada em uma escola pública do
Distrito Federal que atende a alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Para a coleta de dados foi utilizada a entrevista semi-estruturada
com quatorze longevos com mais de 60 anos, surpreendentemente, todos do
sexo feminino. As respostas obtidas foram categorizadas utilizando-se a análise
de conteúdo. Os resultados demonstram que os longevos apresentam uma trajetória
de vida muito específica, vivenciando situações de exclusão, opressão e
marginalização enquanto buscavam, na educação, possibilidades para sua
emancipação e liberdade. As entrevistas revelam histórias de desvantagens
acumuladas ao longo de uma vida de discriminação e desigualdades estruturais. O
retorno à escola, atrelado à demanda permanente da educação ao longo da vida,
aponta para uma velhice ativa demonstrando as intrínsecas relações entre o
processo de envelhecimento e a educação como oportunidade para a retomada de
planos de vida interrompidos por acontecimentos involuntários, resgatando os
desejos pessoais e a reinserção na sociedade.