MARIA IVONEIDE CALADO DE ARRUDA. A dinâmica de grupo: uma metodologia
para aprodução de textos orais e escritos. 01/05/2006
1v. 184p. Mestrado. UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO - CIÊNCIAS DA LINGUAGEM
Orientador(es): Junot Cornélio Matos
Biblioteca Depositaria: Universidade Católica Pernambuco
Palavras - chave:
Letramento, dinâmica de grupo, Língua Portuguesa, produção d
Banca examinadora:
José Marcelo Freitas de Luna
Linha(s) de pesquisa:
LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E ORGANIZAÇÃO SÓCIO-CULTURAL Dimensões de funcionamento lingüístico no contexto educacional. O papel da linguagem na gênese do conhecimento. Estudos sobre representação social, discursos escolares e inclusão contemplando aspectos antropológicos, sociológicos e religiosos
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
Objetivando propormos metodologia de letramento para a produção de textos orais e escritos, com base na Ciência da Dinâmica de Grupo (DG), construída, a partir da experiência, em quatro Turmas da Educação de Jovens e Adultos, analisamos, os textos, produzidos por 75 alunos. Estavam distribuídos em: 25 do Projeto Primeiro Emprego, na faixa etária de 15 a 17 anos, ensinando-lhes Língua Portuguesa, Cidadania e Trabalho e Meio Ambiente como forma de instrumentalizar as relações interpessoais, de Junho de 2001 a Maio de 2002; 25 alunos do Projeto Agente Jovem, na faixa etária de 15 a 17 anos, lecionando-lhes DG, Sexualidade e Meio Ambiente, voltados à Educação para a Cidadania, entre Novembro de 2001 e Dezembro 2002; 25 alunos de Telessala de Ensino Fundamental I, 15 com idade entre 17 e 74 anos, e 10 alunos, entre 32 e 54 anos de idade, ministrando-lhes Língua Portuguesa, entre Fevereiro de 1999 e Julho de 2001 e de Novembro de 2005 a Janeiro de 2006, respectivamente. As etapas foram: planejamento das atividades, aplicação de técnicas de DG para construção coletiva do tema; contextualização oral individual, a partir das vivências de mundo e agências de letramento, e produção de textos orais e escritos. Para análise de dados, empregamos o programa EPI-INFO, versão 6.04d. A Disciplina de DG permitiu, aos alunos, a construção de textos escritos, a partir da interpretação oral, da construção de frases e pensamentos e da contextualização de temas. Valorizando o impacto qualitativo dos conjuntos de práticas sociais do sujeito, extrapolamos a dimensão técnica e instrumental do puro domínio do sistema de escrita, assim como a interpretação desse mesmo domínio do sistema de escrita. Palavras-chave: Letramento, Dinâmica de Grupo, Língua Portuguesa / Produção de textos orais e escritos.