EDNEIDE DA CONCEIÇÃO BEZERRA. PRATICAS
INTERFORMATIVAS E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE JOVENS E
ADULTOS. 01/08/2005
1v. 244p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE - EDUCAÇÃO
Orientador(es): MARIA ESTELA COSTA HOLANDA CAMPELO
Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA SETORIAL DO CCSA
Palavras - chave:
DOCENTE; INTERFORMAÇÃO; EDUCAÇÃO DE JOVENS
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
ANA MARIA DO VALE GOMES
Linha(s) de pesquisa:
1.1 PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E CURRÍCULO Investiga prát. pedag. desenv. nas instituições educat., a form. e desenvolv. de conceitos científicos, os proces. ens. aprend. nas ciências sociais, os fundam. e a prática da educaç. inclusiva, especialmente para port. de necessidades educat. especiais.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
A formação docente vem instigando pesquisadores que buscam caminhos para melhor capacitar os professores, de modo que esses construam e reconstruam sua prática. A modalidade que trouxemos para investigação e discussão é a formação que acontece na própria escola onde o professor exerce a docência. O trabalho tem como objeto de estudo as repercussões de uma prática interformativa para o desenvolvimento profissional dos professores da EJA 1º segmento. O campo empírico do estudo foi a Escola Municipal Professora Emília Ramos, em Natal-RN/Brasil que, desde a sua criação em 1988, desenvolve uma prática de formação continuada em serviço que se caracteriza como Procedimento de Interformação. O estudo se inscreve na abordagem qualitativa da pesquisa educacional. Em termos metodológicos, o trabalho se constitui num estudo de caso. Também nos inspiramos em alguns elementos da história de vida, pois trabalhamos no sentido de fazer emergir na narração dos sujeitos um aspecto de sua vida na Escola. Utilizamos como instrumentos metodológicos a entrevista semi-estruturada, a análise documental e a observação participante. Convidamos 07 (sete) professores do ensino noturno da Escola para revisitarem a história de sua formação como professor da EJA, na perspectiva de – partindo de suas narrativas – apreender as contribuições dessa formação no seu desenvolvimento profissional. Os resultados obtidos evidenciam que a Escola privilegia, como procedimento da formação em serviço, as práticas interformativas apoiadas no trabalho coletivo, no apoio dos pares na atividade laborial e na reflexão do professor sobre a própria prática. A Prática Interformativa que acontece na Escola tem como eixo a “ação-reflexão-ação”. Desse modo, a ação docente é “lida” à luz do aporte teórico que fundamenta a Proposta Pedagógica da Escola. Os resultados da pesquisa evidenciam a relevância das práticas interformativas no desenvolvimento profissional do professor. Essa prática contribui para a construção de saberes e competências, como também para a construção da identidade do professor da EJA. Para todos os professores, a formação na Escola foi a contribuição mais significativa de seu desempenho como professor da EJA. Apesar das limitações inerentes à abordagem investigativa utilizada, esperamos que o nosso estudo – que relata uma experiência pontual bem sucedida – possa contribuir para a ampliação de práticas dessa natureza, possibilitando uma aproximação cada vez maior do sonho da escola pública democrática e de qualidade, apesar das adversidades e em meio à diversidade.