CLÁUDIA REGINA AMARAL AFFONSO. A CUT CONSELHEIRA: TRIPARTIDARISMO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL. CONCEPÇÕES E PRÁTICAS SINDICAIS NOS ANOS 90. 01/12/2001

 1v. 253p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): SONIA MARIA RUMMERT

 Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA CENTRAL DO GRAGOATÁ

 

Email do autor: caioleone@aol.com.br

 

 Palavras - chave:  FORMAÇÃO PROFISSIONAL; SINDICALISMO

 

 Área(s) do conhecimento:  ENSINO PROFISSIONALIZANTE

 

 Banca examinadora: 

 CELSO JOÃO FERRETTI

 

 GAUDÊNCIO FRIGOTTO

 

 JOSÉ DOS SANTOS RODRIGUES

 

 SONIA MARIA RUMMERT

 

 Linha(s) de pesquisa:

 RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA RELAÇÃO TRABALHO E EDUCAÇÃO  Abarca projetos e reconstituição histórica da relação trabalho e educação, numa perspectiva do método histórico de compreensão da realidade.

 

 Idioma(s): Português

 

 Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

Estuda a inserção da CUT nos conselhos tripartites do sistema público de emprego - SPE, propondo, negociando e executando projetos de formação profissional custeados pelo FAT, no universo do PLANFOR. Considerando a importância dessa prática e dos recursos dela advindos, o trabalho analisa os aspectos contraditórios do tripartidarismo e da experimentação de programas de formação profissional em relação às concepções sindicais do novo sindicalismo. Analisando o contexto em que se situa essa nova prática sindical, no qual as políticas sociais inscrevem-se nos preceitos neoliberais e a formação e requalificação profissional são executados como políticas públicas de emprego, a dissertação critica as concepções baseadas no princípio da empregabilidade e tenciona a presença dos trabalhadores cutistas nas comissões tripartites do SPE, explorando as possibilidades de ruptura com o neocorporativismo e de construção de um projeto mais amplo de transformação social. É analisada a postura propositiva da CUT, base de sustentação do sindicalismo cidadão, por constituir ponto de apoio fundamental para a formulação dos projetos de formação profissional e de atuação no SPE. Finalmente, analisa as experiências de Formação de Formadores em Educação Profissional, CC e de Formação de Dirigentes, desde o Programa Integrar (1996) até o Plano Nacional de Qualificação Profissional/CUT (1999). As conclusões destacam a afirmação de que as experiências cutistas no campo da formação profissional beneficiaram-se mais das concepções, do sindicalismo cidadão e da oportunidade aberta pela existência de recursos do PLANFOR, do que do acúmulo anterior que fizesse a educação e a formação profissional temas prioritários para a CUT. Nesse sentido, observa a adequação dessa nova prática ao processo de reafirmação da hegemonia interna da corrente denominada Articulação Sindical. Por outro lado, o movimento de experimentação desta nova prática sindical percebeu a valorização e a aproximação do conjunto da CUT em relação à temática mais ampla da educação e da formação profissional concebidas como políticas públicas de educação.