CLÁUDIA REGINA AMARAL AFFONSO. A CUT CONSELHEIRA: TRIPARTIDARISMO E
FORMAÇÃO PROFISSIONAL. CONCEPÇÕES E PRÁTICAS SINDICAIS NOS ANOS 90. 01/12/2001
1v. 253p. Mestrado.
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - EDUCAÇÃO
Orientador(es): SONIA MARIA RUMMERT
Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA CENTRAL DO
GRAGOATÁ
Email
do autor: caioleone@aol.com.br
Palavras - chave: FORMAÇÃO PROFISSIONAL; SINDICALISMO
Área(s) do conhecimento: ENSINO PROFISSIONALIZANTE
Banca examinadora:
CELSO JOÃO FERRETTI
GAUDÊNCIO FRIGOTTO
JOSÉ DOS SANTOS RODRIGUES
SONIA MARIA RUMMERT
Linha(s) de pesquisa:
RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DA RELAÇÃO TRABALHO E
EDUCAÇÃO Abarca
projetos e reconstituição histórica da relação trabalho e educação, numa
perspectiva do método histórico de compreensão da realidade.
Idioma(s): Português
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Estuda a
inserção da CUT nos conselhos tripartites do sistema público de emprego - SPE,
propondo, negociando e executando projetos de formação profissional custeados
pelo FAT, no universo do PLANFOR. Considerando a importância dessa prática e
dos recursos dela advindos, o trabalho analisa os aspectos contraditórios do tripartidarismo e da experimentação de programas de
formação profissional em relação às concepções sindicais do novo sindicalismo.
Analisando o contexto em que se situa essa nova prática sindical, no qual as políticas sociais inscrevem-se nos preceitos
neoliberais e a formação e requalificação
profissional são executados como políticas públicas de emprego, a dissertação
critica as concepções baseadas no princípio da empregabilidade e tenciona a
presença dos trabalhadores cutistas nas comissões
tripartites do SPE, explorando as possibilidades de ruptura com o neocorporativismo e de construção de um projeto mais amplo
de transformação social. É analisada a postura propositiva
da CUT, base de sustentação do sindicalismo cidadão, por constituir ponto de
apoio fundamental para a formulação dos projetos de formação profissional e de
atuação no SPE. Finalmente, analisa as experiências de Formação de Formadores