BAQUERO,
Fabiola Gomide. O fracasso escolar
de jovens e adultos e o imaginário social. 2001. 128 p.Dissertação
(Mestrado). Universidade Católica de Brasília
Orientador: Mariza
Vieira da Silva
Local: Brasília/DF
Link: http://www.biblioteca.ucb.br/
Resumo:
Esta dissertação teve
por objetivo desconstruir-reconstruir a noção de
fracasso escolar de jovens e adultos no processo de
aquisição da leitura e da escrita no Brasil, como forma de compreender a
constituição de uma subjetividade específica e a construção de um imaginário
social acerca do "fracasso", em que se constituem sujeito e sentido.
A análise de Discurso foi utilizada como referencial teórico e metodológico,
sustentado, principalmente, nos trabalhos de Michel Pêcheux, Eni Puccinelli Orlandi e Mariza Vieira da Silva.
Analisando o funcionamento de diferentes discursividades,
a partir de discursos que consideramos fundadores deste fracasso, aqueles que
estão na base da formação da sociedade capitalista em que a escolarização
básica tem lugar fundamental. Analisamos o funcionamento do discurso jurídico,
em que o sujeito de direito se constitui, enquanto contraparte necessária do
sistema capitalista; o discurso político, pensando nas políticas públicas
educacionais; o discurso científico, através de Vygotsky,
enquanto uma possibilidade de romper com esse imaginário; e o discurso dos
alunos de EJA, em que busquei compreender os seus gestos de interpretação, no
que eles pudessem trazer de sentidos novos ou/e antigos do que significa ler e
escrever, podendo assim apreender e compreender como as práticas pedagógicas se
articulam as práticas sociais e políticas, de forma a
encontrar novos caminhos para uma transformação, e podendo também pensar em
outros caminhos para ao trabalho com os fenômenos psicopedagógicos.
Notas Locais Coleção UCB. Programa de Pós-Graduação "Stricto
Sensu" em Psicologia.