Naíma Marmit Wadi.
Educação de jovens e adultos: práticas, histórias e narrativas biográficas.
01/09/2005
2v. 245p. Mestrado. UNIV. REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - EDUCAÇÃO NAS CIÊNCIAS
Orientador(es): Elza Maria Fonseca Falkembach
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Mario Osorio Marques
Palavras - chave:
educação de jovens e adultos, narrativas, prática pedagógica
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Anna Rosa Fontella Santiago
Conceição Paludo
Elza Maria Fonseca Falkembach
Paulo Afonso Zarth
Linha(s) de pesquisa:
Pedagogia e Instituições da Educação Esta linha trata da pedagogia como campo específico de saber orientado ao estudo da ação pedagógica e da formulação de políticas que organizam a educação em contextos históricos específicos. Abrange também o estudo das instituições de educação na perspect
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
Esta pesquisa aborda duas questões específicas: as narrativas biográficas de educandos da educação de jovens e adultos e a compreensão da proposta pedagógica em que estiveram inseridos, no Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos e de Cultura Popular Paulo Freire de Santa Rosa – NEEJACP Paulo Freire. Para sua constituição foram realizadas entrevistas de história oral, com cinco educandos do NEEJACP, que ao “dizer sua palavra”, realizaram um exercício de reflexão de suas trajetórias e de valorização de suas experiências. Ao mesmo tempo foi realizado o aprofundamento e reflexão dos pressupostos teóricos do NEEJACP Paulo Freire, espaço educativo que buscou imprimir um novo “que-fazer” a esta modalidade, propondo uma prática de educação voltada para a vida, considerando as especificidades dos educandos jovens e adultos e superando algumas concepções históricas em EJA, como a simples reposição da escolaridade e o perfil de ensino de segunda categoria. O trabalho está dividido em duas partes: a primeira aborda a trajetória da EJA no Brasil, com destaque a alguns momentos históricos que imprimiram novos rumos para tal modalidade e tiveram influências na proposição de novas práticas. Ao trazer a trajetória da EJA, aproxima-se do NEEJACP Paulo Freire de Santa Rosa, e sua proposta desenvolvida entre os anos de 1999 e 2002. Para situá-la foi necessário buscar seus fundamentos enquanto fruto de uma política pública implementada no Estado do RS, no período já citado. Para tanto foi realizada análise dos principais documentos produzidos no período como: os Princípios e Diretrizes para a Educação Pública Estadual, a política pública de EJA do RS, o Projeto Político Pedagógico e o Regimento do NEEJACP Paulo Freire. A segunda parte traz as narrativas dos educandos na íntegra, especifica o processo de desenvolvimento das entrevistas, de textualização e os principais conceitos trabalhados como o de memória e narrativas biográficas, a partir dos autores Bosi, Bom Meihy, Alberti, Portelli, Thompson e Freitas. Logo após é realizada a leitura da “leitura de mundo” dos educandos, com destaque a alguns fragmentos das narrativas que demonstram as razões do abandono da escola, o significado do retorno à escolarização e a reflexão de como a proposta do NEEJACP rompe com as práticas e concepções negadas a priori, como ela considerou os educandos e foi por eles considerada. Toda a proposta de EJA no RS, e especificamente dos NEEJACPs, foi elaborada a partir de referenciais da Educação Popular e da pedagogia freireana, e esse também foi o referencial de análise utilizado na pesquisa no que se refere a proposta pedagógica e também às narrativas dos educandos. Palavras chave: educação de jovens e adultos, narrativas, prática pedagógica.