Iertha Maria dos Santos. Programa Integrar: educação e trabalho na forja da cidadania.. 01/04/2002

 1v. 113p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Oswaldo Alonso Rays

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central

 

Palavras - chave:

 Educação de adultos, trabalho, cidadania

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Maria Clara Bueno Fischer

 

Linha(s) de pesquisa:

 Fundamentos da Educação na perspectiva da formação do educador  Objetiva o aprofundamento histórico-filosófico, sócio-político e psicobiológico da problemática educacional, conectado ao estudo do processo de formação de educadores e a especificidade da natureza do trabalho docente.

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: UPF

 

Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 O presente trabalho constitui-se em um estudo sobre uma modalidade de educação para adultos. Trata-se do Programa Integrar - PI -, desenvolvido junto aos sindicatos dos metalúrgicos por iniciativa da Central Única dos Trabalhadores (CUT) como política para fazer frente aos grandes problemas que caracterizam os tempos atuais, em virtude das modificações que vêm ocorrendo no mundo do trabalho e, portanto, no âmbito econômico, político, social e cultural, e atingindo grande número de pessoas em nível mundial. A pesquisa teve por objetivo analisar o Programa Integrar, sua proposta político-pedagógica, sua metodologia de ensino voltada para o trabalhador adulto, e compreendê-la na ótica dos proponentes e dos próprios educandos. Como o programa surgiu da busca, por parte da Confederação Nacional dos Metalúrgicos, filiada à CUT, de formas mais adequadas de promover a formação humana, em termos de participação social cidadã, procurou-se construir um referencial teórico sobre cidadania que permitisse estabelecer critérios indicativos sobre o assunto. Os autores adotados para estabelecer esta referência fundamental foram Paulo Freire e Antônio Gramsci, por se entender, como eles, que cidadão é o sujeito que conhece todo o processo de constituição de sua vida, é participativo, criativo e capaz de encontrar saídas para os problemas que atingem o coletivo social. Ao final, pôde-se chegar ao entendimento de que o Programa Integrar constitui-se, para os trabalhadores, em um espaço político-pedagógico importante, de reflexão crítica e de auto-compreensão, potencializando-os como sujeitos. Possibilitou-lhes a compreensão da realidade na sua complexidade histórica e estrutural e a valorização do cotidiano e de si mesmos, reconhecendo-se capaz de projetar novas ações transformadoras de uma maneira mais consciente.