Daniel Adelino Costa
Oliveira da Cruz. A língua inglesa em situação de trabalho: Inclusão ou
exclusão social? Uma abordagem discursiva da disciplina inglês do projeto de
educação a distância Telecurso
2000. 01/04/2003
6v. 184p. Mestrado.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS EM INGLÊS
Orientador(es):
Marisa Grigoletto
Biblioteca Depositaria: Biblioteca de letras
Email do autor:
danielcostacruz@uol.com.br
Palavras
- chave:
análise de discurso;
educação de jovens e adultos; Telecurso
Área(s)
do conhecimento:
LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
Banca
examinadora:
Carlos Daghlian
Linha(s)
de pesquisa:
APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA Estudo de aspectos
do ensino/aprendizagem da língua estrangeira, abordando questões teóricas e
didático-pedagógicas.
Dependência
administrativa
Estadual
Resumo
tese/dissertação:
O objetivo desta dissertação é a análise da
disciplina Inglês do projeto de educação a distância Telecurso 2000 produto de um convênio entre a FIESP
(Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e a FRM (Fundação Roberto
Marinho). Esse projeto de educação é largamente utilizado no Brasil e no
exterior nas mais variadas instituições, tais como sindicatos, empresas,
igrejas, presídios e até mesmo em instituições oficiais da rede pública de
ensino. Esse material se propõe desenvolver a educação para o trabalho e para a
cidadania, no sentido do que acreditamos poder chamar de movimento de inclusão
social, já que se destina ao público jovem e adulto que não foi à escola na
idade considerada apropriada. A disciplina Inglês do projeto
Telecurso 2000 se desenvolve nas bases de um discurso
que parece defender a inclusão social do aprendiz no que diz respeito ao
domínio do idioma inglês, o que o poria em condições de igualdade com aqueles
que dominam esse idioma. Nossa hipótese é de que há um processo de exclusão
expresso no material. A análise da materialidade de nosso objeto de estudo tem
por substrato teórico os pressupostos da AD, os quais
complementamos com Kress e Van
Leeuwen (1996), que contribuirão com categorias que
propiciam a observação de como o elemento não-verbal - a imagem - posiciona o
telespectador em relação à língua inglesa na articulação desta com o mundo do
trabalho, além da noção gramsciana de um processo
hegemônico (GRUPPI, 1980), que contribui para com uma melhor compreensão de
como o sistema educacional está a serviço da ideologia dominante que quer fazer
crer que é democrática e, portanto, includente, mas
que é estruturalmente excludente. A análise articula, necessariamente, o
elemento verbal e o não-verbal por se pautar pela constatação de que esses
elementos estão em constante interação, devido à exibição simultânea de ambos e
porque se detém no material exibido em vídeo. Conclui-se, ao final desta
pesquisa, que nossa hipótese é verificada, i.e., o material se pretende
inclusivo mas traz expressa a exclusão que está na
base do sistema educacional ocidental como um todo.