Daniel Adelino Costa Oliveira da Cruz. A língua inglesa em situação de trabalho: Inclusão ou exclusão social? Uma abordagem discursiva da disciplina inglês do projeto de educação a distância Telecurso 2000. 01/04/2003

 6v. 184p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS EM INGLÊS

 Orientador(es): Marisa Grigoletto

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca de letras

 

Email do autor:

 danielcostacruz@uol.com.br

 

Palavras - chave:

 análise de discurso; educação de jovens e adultos; Telecurso

 

Área(s) do conhecimento: 

 LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS

 

Banca examinadora: 

 Carlos Daghlian

 

Linha(s) de pesquisa:

 APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA  Estudo de aspectos do ensino/aprendizagem da língua estrangeira, abordando questões teóricas e didático-pedagógicas.

 

Dependência administrativa

  Estadual

 

Resumo tese/dissertação:

 O objetivo desta dissertação é a análise da disciplina Inglês do projeto de educação a distância Telecurso 2000 produto de um convênio entre a FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e a FRM (Fundação Roberto Marinho). Esse projeto de educação é largamente utilizado no Brasil e no exterior nas mais variadas instituições, tais como sindicatos, empresas, igrejas, presídios e até mesmo em instituições oficiais da rede pública de ensino. Esse material se propõe desenvolver a educação para o trabalho e para a cidadania, no sentido do que acreditamos poder chamar de movimento de inclusão social, já que se destina ao público jovem e adulto que não foi à escola na idade considerada apropriada. A disciplina Inglês do projeto Telecurso 2000 se desenvolve nas bases de um discurso que parece defender a inclusão social do aprendiz no que diz respeito ao domínio do idioma inglês, o que o poria em condições de igualdade com aqueles que dominam esse idioma. Nossa hipótese é de que há um processo de exclusão expresso no material. A análise da materialidade de nosso objeto de estudo tem por substrato teórico os pressupostos da AD, os quais complementamos com Kress e Van Leeuwen (1996), que contribuirão com categorias que propiciam a observação de como o elemento não-verbal - a imagem - posiciona o telespectador em relação à língua inglesa na articulação desta com o mundo do trabalho, além da noção gramsciana de um processo hegemônico (GRUPPI, 1980), que contribui para com uma melhor compreensão de como o sistema educacional está a serviço da ideologia dominante que quer fazer crer que é democrática e, portanto, includente, mas que é estruturalmente excludente. A análise articula, necessariamente, o elemento verbal e o não-verbal por se pautar pela constatação de que esses elementos estão em constante interação, devido à exibição simultânea de ambos e porque se detém no material exibido em vídeo. Conclui-se, ao final desta pesquisa, que nossa hipótese é verificada, i.e., o material se pretende inclusivo mas traz expressa a exclusão que está na base do sistema educacional ocidental como um todo.