Maria Rita Nascimento Pereira. PAULO FREIRE ONTEM E HOJE: da origem ao atual discurso do formador em educação de jovens e adultos do Instituto Paulo Freire. 01/03/2006

 1v. 153p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE UBERABA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): ALAÍDE RITA DONATONI

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca da Universidade de Uberaba

 

Palavras - chave:

 Educação de Jovens e Adultos; Pensamento Freireano.

 

Banca examinadora: 

 Carlos Rodrigues Brandão

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: FAPEMIG

 

Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 Tendo como foco principal a formação de professores, a motivação que resultou na presente pesquisa foi possibilitar uma revisão das principais categorias do pensamento pedagógico de Paulo Freire. Por meio de uma análise comparativa de dois tempos históricos, o objetivo foi saber se as categorias ainda continuam válidas. Assim, buscamos na proposta de Educação de Jovens e Adultos, do Instituto Paulo Freire, de São Paulo o campo de verificação teórico-prático da análise em curso. Algumas questões nos apresentam: será que a pedagogia freireana, mesmo com sua revisão de método, ainda permanece com a mesma linguagem de um tempo histórico distinto? Suas categorias (diálogo, alienação, práxis, formação política do educador, conscientização) ou suas antigas dicotomias (educador X educando, opressor X oprimido, educação bancária X educação libertadora, sujeito X objeto) não se mostrariam extemporâneas para os dias de hoje? Para solucionar essas dúvidas, buscamos em duas obras centrais de um primeiro tempo: os anos 50/70 (Pedagogia do Oprimido e Educação como Prática de Liberdade) bem como a revisão realizada pelo próprio Paulo Freire, num segundo tempo: os anos 80/90 (Pedagogia da Esperança e Pedagogia da Autonomia) tendo em vista a revisão de método de prática alfabetizadora e o preparo de formadores que o Instituto assume nos dias atuais. Assim, as respostas às questões de atualização de Paulo Freire, tanto do ponto de vista de método (práxis) como de linguagem (categorias) estão contempladas, clareando a nossa hipótese de que esse instituto permanece fidedigno ao pensamento freireano. Palavras-chave: Formação de professores; Educação de Jovens e Adultos; Pensamento Freireano.