Maria Rita Nascimento Pereira. PAULO
FREIRE ONTEM E HOJE: da origem ao atual discurso do formador em educação de
jovens e adultos do Instituto Paulo Freire. 01/03/2006
1v. 153p. Mestrado.
UNIVERSIDADE DE UBERABA - EDUCAÇÃO
Orientador(es): ALAÍDE RITA DONATONI
Biblioteca Depositaria: Biblioteca da
Universidade de Uberaba
Palavras - chave:
Educação de Jovens e Adultos; Pensamento Freireano.
Banca examinadora:
Carlos Rodrigues Brandão
Agência(s) financiadora(s) do
discente ou autor tese/dissertação: FAPEMIG
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
Tendo como foco principal a formação de
professores, a motivação que resultou na presente pesquisa foi possibilitar uma
revisão das principais categorias do pensamento pedagógico de Paulo Freire. Por
meio de uma análise comparativa de dois tempos históricos, o objetivo foi saber
se as categorias ainda continuam válidas. Assim, buscamos na proposta de
Educação de Jovens e Adultos, do Instituto Paulo Freire, de São Paulo o campo
de verificação teórico-prático da análise em curso. Algumas
questões nos apresentam: será que a pedagogia freireana,
mesmo com sua revisão de método, ainda permanece com a mesma linguagem de um
tempo histórico distinto? Suas categorias (diálogo, alienação, práxis, formação
política do educador, conscientização) ou suas antigas dicotomias (educador X
educando, opressor X oprimido, educação bancária X educação libertadora,
sujeito X objeto) não se mostrariam extemporâneas para os dias de hoje? Para solucionar
essas dúvidas, buscamos em duas obras centrais de um primeiro tempo: os anos
50/70 (Pedagogia do Oprimido e Educação como Prática de Liberdade) bem como a
revisão realizada pelo próprio Paulo Freire, num segundo tempo: os anos 80/90
(Pedagogia da Esperança e Pedagogia da Autonomia) tendo em vista a revisão de
método de prática alfabetizadora e o preparo de formadores que o Instituto
assume nos dias atuais. Assim, as respostas às questões de atualização de Paulo
Freire, tanto do ponto de vista de método (práxis) como de linguagem
(categorias) estão contempladas, clareando a nossa hipótese de que esse
instituto permanece fidedigno ao pensamento freireano.
Palavras-chave: Formação de professores; Educação de Jovens e Adultos;
Pensamento Freireano.