Patrícia da Conceição Parreiras. JOVENS E ADULTOS EM PROCESSOS DE ESCOLARIZAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR ALFABETIZADOR. 01/08/2000

 1v. 258p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Sandra de Fátima Pereira Tosta

 Biblioteca Depositaria: PUC-Minas

 

Palavras - chave:

 Jovens-adultos-alfabetização;professor

 

Área(s) do conhecimento: TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Leôncio José Gomes Soares

 

Linha(s) de pesquisa:

 Professor: formação e profissão.  Constituição histórica da profissão docente; processos de formação e qualificação docente; instituições de formação; ideário pedagógico, cultura escolar e profissão docente; representações e práticas. docentes

 

Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 Este trabalho investigou e analisou a prática de professores da Educação de Jovens e Adultos, em um projeto de alfabetização de uma escola da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte, objetivando compreender as necessidades específicas de formação para os profissionais que atuam com o público jovem e adulto. A partir da hipótese de que a singularidade da Educação de Jovens e Adultos em relação a outras modalidades de ensino é produzida numa dinâmica que é própria do público que ela atende, pretendeu-se em um estudo teórico e empírico analisar situações da prática profissional dos professores que atuam com estes alunos. A partir de aspectos específicos dessa prática, buscou-se pensar em uma formação para seus docentes que incorpore as singularidades dessa modalidade educativa. A pesquisa de campo foi realizada durante o segundo semestre de 1999, ano da implantação do projeto: " Redefinindo Novos Caminhos para a Alfabetização de Adultos: uma proposta para o primeiro ciclo do ensino fundamental na Escola Municipal Hugo Werneck". A investigação e análise do projeto pesquisado foram feitas a partir de uma Estudo de Caso, utilizando-se vários instrumentos para a coleta de dados: análise documental, observação livre e participante, entrevista, anotações de campo, etc... Concluiu-se que a questão da formação docente para o trabalho com os jovens e adultos não escolarizados depende de questões amplas, públicas e privadas, individuais e sociais, como a constituição de um campo pedagógico próprio para a Educação de Jovens e Adultos. A constituição desse campo depende ainda de uma reflexão dos docentes sobre suas práticas.