Maria do Carmo Alves do Bonfim. Movimento de docentes da educação básica pública piauiense: heterogeneidade. 01/06/2000

 1v. 150p. Doutorado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, POLÍTICA, SOCIEDADE

 Orientador(es): MARIA MACHADO MALTA CAMPOS

 Biblioteca Depositaria: PUC / SP

 

Palavras - chave: Piauí, sindicato, heterogeneidade

 

 

Área(s) do conhecimento:  EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora: 

 Cláudia Pereira Vianna

 

 

Linha(s) de pesquisa: ORGANIZAÇÕES E POLÍTICAS EDUCACIONAIS  ABRANGE AS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL E DO ESTADO NAS E A PARTIR DAS QUAIS SÃO PROMOVIDAS MUDANÇAS NOS PROCESSOS EDUCATIVOS, INSTAURAM-SE POLÍTICAS EUDCACIONAIS E PLANEJAM-SE REFORMAS DE ENSINO.

 

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - PICDT

 

 Dependência administrativa

  Particular

 

 

Resumo tese/dissertação:

Este estudo examina o movimento de docentes da educação básica estadual pública do Piauí (1986-1998), objetivando captar a influência da heterogeneidade e de diferenças na construção desse movimento. Tais componentes exercem forte influência na construção de qualquer processo organizativo nas sociedades contemporâneas. A primeira, porque expressa toda a diversidade existente no interior da organização em estudo - a multiplicidade de atores, de orientações, de significados, de conflitos, de valores, de decisões, de negociações e de controles engendrados no processo de construção das lutas movidas pelos militantes que se engajam numa disputa com forte adversário, no caso o estado. A Segunda componente, originada de relações sociais tecidas interna e extremamente ao movimento, apresenta o que há de novo e a sua influência nos comportamentos dos atores e da própria organização. Por meio de questionário e de entrevista, aplicados junto a militantes do movimento docente, complementados por observações de atividades, consulta a documentos e publicações do Centro de Estudos e Recreação do Magistério Primário (CERMAP) e do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (SINTE-PI), bem como a jornais locais de circulação estadual, observou-se que este movimento foi se construindo com movimentos de visibilidade e latência, enquanto se expandia em todo o estado. Assim, conclui-se que ocorreram diversas mudanças no interior do movimento pesquisado, dentre elas, a estruturação de uma rede de núcleos regionais no Piauí. Entretanto, dada a dificuldade de os militantes compreenderem suficientemente o grau de importância daquelas duas componentes na luta que desenvolveram, a forma de lidarem com elas contribuiu para os mesmos se distanciassem do conjunto de seus pares e do alvo principal da luta que empreendem - o controle da escola com as exigências que reivindicam: melhores condições de trabalho e melhoria da qualidade da educação pública e gratuita.