Maria do Carmo Alves do Bonfim. Movimento de
docentes da educação básica pública piauiense: heterogeneidade. 01/06/2000
1v. 150p. Doutorado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO: HISTÓRIA, POLÍTICA, SOCIEDADE
Orientador(es): MARIA MACHADO MALTA CAMPOS
Biblioteca Depositaria: PUC / SP
Palavras - chave: Piauí, sindicato, heterogeneidade
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Cláudia Pereira Vianna
Linha(s) de pesquisa: ORGANIZAÇÕES E POLÍTICAS EDUCACIONAIS ABRANGE AS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL E DO ESTADO NAS E A PARTIR DAS QUAIS SÃO PROMOVIDAS MUDANÇAS NOS PROCESSOS EDUCATIVOS, INSTAURAM-SE POLÍTICAS EUDCACIONAIS E PLANEJAM-SE REFORMAS DE ENSINO.
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - PICDT
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
Este estudo
examina o movimento de docentes da educação básica estadual pública do Piauí
(1986-1998), objetivando captar a influência da heterogeneidade e de diferenças
na construção desse movimento. Tais componentes exercem forte influência na
construção de qualquer processo organizativo nas sociedades contemporâneas. A
primeira, porque expressa toda a diversidade existente no interior da
organização em estudo - a multiplicidade de atores, de orientações, de
significados, de conflitos, de valores, de decisões, de negociações e de
controles engendrados no processo de construção das lutas movidas pelos
militantes que se engajam numa disputa com forte adversário, no caso o estado.
A Segunda componente, originada de relações sociais tecidas interna e
extremamente ao movimento, apresenta o que há de novo e a sua influência nos
comportamentos dos atores e da própria organização. Por meio
de questionário e de entrevista, aplicados junto a militantes do movimento
docente, complementados por observações de atividades, consulta a documentos e
publicações do Centro de Estudos e Recreação do Magistério Primário (CERMAP) e
do Sindicato dos Trabalhadores