FONSECA,
Maria da Conceição Ferreira Reis. Discurso, memoria e
inclusão : reminiscencias da
matematica escolar de alunos adultos do ensino
fundamental. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de
Campinas . Faculdade de Educação
Orientador: Dione Lucchesi de Carvalho
Local: Campinas/SP
Link: http://www.ibict.br/oasis.br/index.php/record/view/77689
Assunto:
1. Educação - Brasil
2. Matemática - Estudo e ensino
3. Educação de adultos
4. Memória
5. Análise do discurso
Resumo:
Este trabalho
focaliza a enunciação de reminiscências da Matemática Escolar por alunos da
Educação Básica de Jovens e Adultos (EJA). A relativa
estabilidade flagrada na caracterização do conteúdo e da forma dos enunciados
dessas reminiscências sugere considerar um gènero
discursivo próprio dos processos de ensino-aprendizagem da Matemática no
contexto escolar e reconhecer na enunciação das reminiscências protagonizadas
pelos alunos adultos uma atitude de manifestação, de exercício ou de busca de
acesso a esse gênero. A reconstrução e a exibição de uma
certa intimidade com um gênero discursivo típico da instituição escolar
são aqui compreendidas como estratégias decisivas adotadas pelos sujeitos ? alunos da EJA ? para forjar e
justificar sua inclusão no universo socialmente valorizado da cultura escolar.