FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis. Discurso, memoria e inclusão : reminiscencias da matematica escolar de alunos adultos do ensino fundamental. 2001. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Campinas . Faculdade de Educação

 

 Orientador: Dione Lucchesi de Carvalho

 

 Local: Campinas/SP

 

 Link: http://www.ibict.br/oasis.br/index.php/record/view/77689

 

 Assunto:

 

1. Educação - Brasil

2. Matemática - Estudo e ensino

3. Educação de adultos

4. Memória

5. Análise do discurso

 

 Resumo:   

 

Este trabalho focaliza a enunciação de reminiscências da Matemática Escolar por alunos da Educação Básica de Jovens e Adultos (EJA). A relativa estabilidade flagrada na caracterização do conteúdo e da forma dos enunciados dessas reminiscências sugere considerar um gènero discursivo próprio dos processos de ensino-aprendizagem da Matemática no contexto escolar e reconhecer na enunciação das reminiscências protagonizadas pelos alunos adultos uma atitude de manifestação, de exercício ou de busca de acesso a esse gênero. A reconstrução e a exibição de uma certa intimidade com um gênero discursivo típico da instituição escolar são aqui compreendidas como estratégias decisivas adotadas pelos sujeitos ? alunos da EJA ? para forjar e justificar sua inclusão no universo socialmente valorizado da cultura escolar.