CLÉSSIA MARA SANTOS. Gestão na Educação Popular: o caso do CEDEP/Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos do Paranoá – DF.. 01/06/2005

 1v. 185p. Mestrado. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): ERASTO FORTES MENDONÇA

 Biblioteca Depositaria: BCE

 

Palavras - chave:

 gestão; educação popular; participação; transformação social

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 ERASTO FORTES MENDONÇA

 

 MARCELO SOARES PEREIRA DA SILVA

 

 RENATO HILÁRIO DOS REIS

 

Linha(s) de pesquisa:

 POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA  Políticas e Gestão da Educação Básica, envolvendo dois temas básicos: (1) autonomia e participação na gestão da educação e (2) partidos políticos e educação. Cada temática da linha tem originado inúmeros projetos de pesquisa docentes e discentes.

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 Na presente pesquisa busco contribuir para uma melhor compreensão sobre as características da gestão da educação de uma organização popular a partir da experiência de alfabetização de jovens e adultos do CEDEP – Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá-DF que, ao se propor lutar contra os determinantes sociais e econômicos da sociedade capitalista, pode concretamente criar estratégias, espaços e mecanismos singulares de participação e exercício de poder e que indicam princípios e elementos favorecedores de uma gestão na educação popular alicerçada em relações sociais dialógicas, participativas e de resgate do processo de humanização e transformação social o que contribui na constituição de seres humanos autônomos, desejosos e capazes de mudanças pessoais e sociais. Como metodologia foi utilizada a pesquisa-ação sugerida por Thiollant (1986) e Barbier (2002) com base na observação-participante predominantemente existencial, entrevistas e análise documental. Análise da gestão desenvolvida nessa experiência educativa teve como ponto de partida elementos como a participação, autonomia, transparência e pluralidade sugeridos por Araújo (2000) e alguns indicadores de uma administração escolar voltada para os interesses da classe trabalhadora como propõe Paro(1996). Conclui-se que a gestão na educação popular possui uma estratégia de intervenção/compreensão/intervenção (SPD - Situação-Problema-Desafio) na realidade, princípios e elementos que se constituem através de uma práxis criativa de organização e concretização de espaços e instrumentos que favorecem a participação ampla, a autonomia, a auto-gestão de uma educação da classe trabalhadora e que contribuem na constituição de um sujeito político, epistemológico e amoroso (REIS, 2000) como parte de um projeto de transformação da sociedade.