Tânia Barbosa Martins. Processos
de exclusão social: a contribuição do conteúdo e ensino de História e a visão
dos jovens e adultos. 01/03/2005
1v. 193p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Roseli Rodrigues de Mello
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Comunitária da UFSCar
Palavras - chave:
Educação de jovens e adultos; exclusão social
Área(s) do conhecimento: ENSINO-APRENDIZAGEM
Banca examinadora:
Áurea de Carvalho Costa
Linha(s) de pesquisa:
Processos de Ensino e Aprendizagem em diferentes contextos Investigação, numa perspectiva historico-evolutiva, da epistemologia e seus aspectos didático-metodológicos, relacionados ao processo ensino-aprendizagem, em situações de educação formal e informal, nos diferentes níveis e modalidades, conteúdos e áreas.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
O presente estudo tem como objetivo analisar os relatos dos educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre os processos de exclusão social, investigando se o ensino e conteúdo de História têm contribuído como instrumental analítico para ampliar suas visões e reflexões críticas sobre a realidade social. Além disso, o estudo aponta para a necessidade dos jovens e adultos adquirirem uma visão de mundo mais crítica e uma percepção mais clara de suas realidades enquanto sujeitos excluídos dos direitos de cidadania, para que possam problematizar essas situações e engajarem-se na concretização de seus ideais de vida e na transformação social. A partir de documentos oficiais que versam sobre a educação de jovens e adultos e de depoimentos dos educandos dessa modalidade educativa constatou-se que esses jovens e adultos percebem implicitamente a questão da exclusão em suas diversas formas: a social, a cultural e econômica, decorrente, sobretudo, de suas experiências particulares e das relações que se estabelecem com o mundo e, não necessariamente com a escola. A análise mostrou que, embora os educandos depositam na escola grande esperança para conseguir uma posição social mais reconhecido e empregos mais qualificados, desejando continuar os estudos, o ensino não foi significativo para os educandos e os conteúdos não foram relacionados à suas vidas cotidianas mais próximas. Suas compreensões sobre exclusão social, em particular, através da categoria trabalho apresentam bastantes lacunas, indicando a falta de clareza de muitos determinantes estruturais e conjunturais nas relações de trabalho e sociedade. Fato que se justifica, em parte, pela própria concepção de cidadania implícita nos documentos oficiais direcionados EJA, os quais valorizam-se mais os aspectos individuais, políticos e culturais, negligenciando a importância da cidadania coletiva e das condições materiais. Procurando contribuir com o desenvolvimento cultural, humano e crítico dos educandos alerta que a construção da cidadania plena e a promoção de ações educativas mais consistentes dependem da aprendizagem rigorosa dos conteúdos curriculares, em particular, de História, de modo a terem condições de re/elaborarem um conhecimento científico e de questionarem muitas teorias e projetos políticos ideológicos e, igualmente, de todas as condições concretas de existência.