Viani da Silva Soares. O que é a
Educação de Jovens e Adultos tem? A Prática Ccurricular em Torno do Saber Comum
de Educandos do Curso de Aceleração.. 01/08/2005
1v. 131p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Afonso Celso Caldeira Scocuglia
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da UFPB/Biblioteca do centro de Eudcação
Palavras - chave:
Currículo-Ação-Saber--Científico-Jovens-Adultos
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Maria Eliete Santiago
Linha(s) de pesquisa:
Educação e Movimentos Sociais Estudos e pesquisas sobre processos educativos em movimentos sociais.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Este trabalho faz uma análise do currículo em ação do curso de Aceleração II, no município de Salvador (BA), oferta voltada para a educação de pessoas jovens e adultas tomando como ponto central as metodologias utilizadas pelos professores do curso para abordagem do saber comum dos educandos e o estabelecimento de relações com o saber científico. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa e de caráter avaliativo, que reflete teoricamente sobre a relação entre saber comum e saber científico no contexto de crise paradigmática e também sobre a prática pedagógica efetivada neste curso, compreendendo-a como integrante de um sistema curricular. Empiricamente foram utilizadas duas configurações de pesquisa: 1. Entrevistas realizadas com professores das unidades escolares selecionadas e equipe técnico-pedagógica da Secretaria de Educação do Estado da Bahia; 2. Observações participantes em sala de aula. Através dessa metodologia se constatou grandes dificuldades por parte dos professores em transpor para a prática o princípio de tomar os saberes prévios dos educandos como ponto de partida de sua aprendizagem, prevalecendo aulas centradas na apreensão de conteúdos conceituais de cunho científico. Tal constatação revela a necessidade do fortalecimento da identidade do curso, sendo necessário para isso, a elaboração de materiais didáticos apropriados e aperfeiçoamento da proposta de formação continuada dos docentes, demandando uma relação mais próxima entre unidades escolares e órgão gestor.