THIAGO LOBATO ALVAREZ. Trabalho e Educação de Jovens e adultos: Uma avaliação de como os trabalhadores são remunerados de acordo com as diferentes opções de estudo.. 01/10/2006

 1v. 157p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - ADMINISTRAÇÃO

 Orientador(es): ARNOLDO JOSÉ DE HOYOS GUEVARA

 Biblioteca Depositaria: Puc/SP

 

Palavras - chave:

 Educação de jovens e adultos, trabalho, capital humano

 

Área(s) do conhecimento: ADMINISTRAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 JOSÉ ARMANDO VALENTE

 

Linha(s) de pesquisa:

 GESTÃO DE PESSOAS, DO CONHECIMENTO E TRANSFORMAÇÃO NO TRABALHO  A identificação, disseminação e atualização do conhecimento estratégico para a empresa é o eixo temático dessa linha de pesquisa.A análise organizacional, baseada no conceito de "recursos", orienta a compreensão da gestão de pessoas e do conhecimento.

 

Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 O mundo do trabalho passa por profunda transformação. As novas tecnologias e o avanço da sociedade do conhecimento apontam para um futuro em que o mercado exigirá trabalhadores cada vez mais qualificados. Apesar disso, 60% da população brasileira com quinze anos ou mais não tem o ensino fundamental completo (antigo 1º grau, equivalente a oito anos de estudo) e existem ainda cerca de 16 milhões de brasileiros que não sabem ler ou escrever. Levando em consideração essa realidade, o objetivo desta pesquisa foi analisar como o mercado de trabalho remunera as diferentes opções de estudo para os jovens e adultos que não completaram o ensino médio (antigo 2º grau, equivalente a 11 anos de estudo). Para isso, foram utilizados os microdados da Pesquisa Mensal de Emprego (realizada pelo IBGE) do período de janeiro de 2003 a outubro de 2005. Foi possível constatar que trabalhadores que decidem freqüentar o ensino fundamental têm rendimentos inferiores aos dos trabalhadores que não estudam. O fator que mais parece determinar a renda de trabalhadores que têm até quatro anos de estudo é a alfabetização. Por fim, os alunos que freqüentaram cursos regulares apresentaram rendas iguais ou ligeiramente superiores aos rendimentos dos alunos do curso supletivo, em todos os níveis de ensino. Com base nesses dados, este trabalho discutiu suas possíveis implicações para as políticas públicas. Ao final da pesquisa quantitativa também foram realizadas entrevistas, que buscaram contextualizar melhor a relação entre trabalho e educação de jovens e adultos (EJA). Por meio dessas entrevistas, foi possível analisar os conflitos inerentes a essa relação.