REJANE BACHINI JOUGLARD.
1v. 130p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Carmen Lucia Bezerra Machado
Biblioteca Depositaria: BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO
Email do autor:
rejouglard@uol.com.br
Palavras - chave:
fracasso escolar; políticas públicas de correção e fluxo;
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO DE ADULTOS
Banca examinadora:
RAIMUNDO HELVÉCIO AGUIAR
Linha(s) de pesquisa:
EIXO TEMÁTICO 2: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO, POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO X
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS
Dependência administrativa: Federal
Resumo tese/dissertação:
A presente dissertação analisa os efeitos do Programa Educação de Jovens e Adultos promovido pelo Serviço Social da Indústria - SESI - por meio de Cursos Preparatórios de Ensino Fundamental e Médio para os Exames Supletivos da Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (SEC/RS) e seus efeitos na vida dos alunos. Coordenados pelo SESI em parceria com as Universidades Católica e Federal de Pelotas, os Cursos são financiados pelo SESI/RS. Diante do desafio que o tempo (mundo) de hoje impõe e em face das necessidades básicas de desenvolvimento e aprendizagem de toda a população, a Educação de Jovens e Adultos precisa (res)surgir como tópico destacado nas agendas. Fatores como as necessidades das empresas em terem: trabalhadores com escolaridade mínima de Ensino Fundamental e Médio, o desenvolvimento científico-tecnológico, que moderniza a indústria e, por conseguinte, qualifica os produtos, aumentando assim a produtividade, justificam a crença em que o conhecimento será o gerador da justiça social e da qualidade de vida neste século. A concretização da missão do SESI, no que tange a estimular o exercício da cidadania e a convergência de interesses produtivos, bem como a busca da qualidade de vida, expressa na sua diretriz, levam a entidade, em parceria com outras instituições públicas e/ou privadas a intensificar seus projetos e atividades na área da educação. A partir do levantamento de dados, evidenciado no registro dos encontros com os (as) alunos (as) dos Cursos selecionados em uma amostra, e visitas a seus locais de estudo, bem como por meio de um questionário aplicado a 20 alunos (as), da realização de entrevistas estruturadas com os coordenadores (2), e das entrevistas semi-estruturadas com os professores estagiários (4), vislumbra-se, numa análise qualitativa da realidade, que os cursos promovem resultados significativos na vida dos sujeitos, que vão além da contradição que há entre o ato educativo em si e as representações sociais construídas pelos indivíduos. Os jovens e adultos buscam nos cursos do SESI, além da capacitação necessária para a realização dos Exames Supletivos, o seu reconhecimento pela sociedade, o resgate de sua auto-estima, a socialização, em conformidade com suas experiências e sensações. Este estudo trata, no entanto, de discutir as ações de escolarização básica que o SESI, órgão do setor privado aliado ao público, vem desenvolvendo na cidade de Pelotas. Uma experiência que se coloca na urgência de análises sobre o 'público e o privado' na Educação de Jovens e Adultos.