Milene Maria Machado de Deus. A Interdisciplinaridade no Projeto Escola Zé Peão: Discursos e Práticas. 01/07/2005

 1v. 118p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Timothy Denis Ireland

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da UFPB/Biblioteca do Centro de Educação

 

Palavras - chave:

 Educação-Jovens-Adultos-Interdisciplinaridade-Formação

 

Área(s) do conhecimento:  EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Leôncio Soares

 

Linha(s) de pesquisa:

 Políticas Públicas e Práticas Educativas  Estudos e pesquisas voltados à democracia e cidadania; dimensão educativa das políticas públicas, processos de ensino-aprendizagem, gestão escolar, educação inclusiva e necessidades especiais, formação do educador.

 

Dependência administrativa

  Federal

 

Resumo tese/dissertação:

 O presente trabalho compreende um estudo da interdisciplinaridade na Educação de Jovens e Adultos, tendo como base a análise da prática das professoras do Projeto Escola Zé Peão, o qual vem sendo realizado desde 1990, junto aos trabalhadores da construção civil em João Pessoa, através da parceria com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário e um grupo de professores e estudantes do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba. Considerando aspectos como a oralidade, o conteúdo social, a escrita, a ludicidade e o raciocínio lógico, realizados de forma participativa em conjunto com o operário-aluno; e partindo, também, da compreensão da função social da escola e do processo de alfabetização de jovens e adultos, o Projeto Zé Peão procura contemplar três princípios metodológicos, que servem de norteamento para a sua prática pedagógica: a contextualização; a significação operativa; e a especificidade escolar. Nesse sentido, a prática educacional do Projeto Escola Zé Peão tem como um dos fatores principais a articulação entre o saber sistematizado e o saber empírico dos alunos-operários da construção civil. Dessa forma, a proposta interdisciplinar que permeia as áreas do conhecimento (linguagem, matemática, ciências sociais e da natureza) possibilita uma compreensão mais ampla de todo o contexto social em que o aluno se insere. Sendo assim, ao realizarmos os nossos estudos, de natureza qualitativa, cujos procedimentos teórico-metodológicos foram baseados em um estudo de caso, pudemos observar alguns elementos já incorporados à ação pedagógica de muitos professores do referido projeto, no tocante à compreensão do significado de interdisciplinaridade, entendida como um processo de integração entre as disciplinas, visando a uma formação global do educando e do desenvolvimento de suas potencialidades. Dessa forma, observa-se um entendimento, por parte da equipe pedagógica do nosso objeto de estudo, de que os conteúdos de ensino não podem mais serem transmitidos de forma linear, diante do mundo globalizado e das complexas relações sociais vivenciadas no momento em todas as áreas do conhecimento.