ELISANGELA PAVANELO. Resistência e contribuições em relação a uma
proposta de trabalho para o Ensino de Álgebra Elementar, junto a alunos da
educação de jovens e adultos. 01/12/2004
1v. 121p. Mestrado. UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO/RIO CLARO - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Orientador(es): LAURIZETE FERRAGUT PASSOS
Biblioteca Depositaria: IGCE/UNESP/Rio Claro
Palavras - chave:
Educação de Jovens e Adultos, Álgebra Elementar
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
IDANIA BLANCA PEÑA GRASS
Linha(s) de pesquisa:
FORMAÇÃO PRÉ-SERVIÇO E CONTINUADA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA Estudo dos processos de mudança e desenvolvimento profissional do professor de Matemática. Concepções e percepções do professor de Matemática. O papel da reflexão do professor. Análise das diversas tendências na formação de professores e consequencias.
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS
Dependência administrativa
Estadual
Resumo tese/dissertação:
Neste trabalho são investigadas as reações apresentadas pelos alunos adultos ao ser desenvolvida uma proposta de trabalho diferenciada, que incentive um maior comprometimento com o processo de construção do seu conhecimento em Matemática. Esta pesquisa caracteriza-se por seu desenvolvimento a partir de uma abordagem qualitativa de investigação, cujo trabalho de campo foi realizado em uma sala de aula de Matemática de um Curso para Jovens e Adultos da rede Estadual de Ensino, da Cidade de Rio Claro (SP). A investigação se deu a partir de uma dinâmica proposta aos alunos, pela professora da sala e pela pesquisadora, baseada na resolução de situações-problema. Durante, aproximadamente, um mês, os alunos divididos em pequenos grupos, investigaram, resolveram e discutiram as resoluções das situações-problema propostas. A análise da dinâmica da sala de aula foi desenvolvida, considerando os aspectos culturais desse segmento de ensino e o conceito de atividade proposta por Leontiev. A investigação permitiu identificar e caracterizar importantes aspectos relacionados ao processo mencionado.