MIRANDA, Suzy Mary. Sobre memórias escolares: da exclusão à inclusão. 2005. 75 [37] f. Dissertação de Mestrado. Universidade do Estado de Santa Catarina

 

 Orientador: Maria Teresa Santos Cunha

 

 Local: Florianópolis

 

 Link: http://www.ibict.br/oasis.br/index.php/record/view/91811

 

 Assunto:

 

1. Educação - Brasil

2. Alfabetização de adultos

3. Isolamento social

4. Recordação (Psicologia)

5. Educação de adultos Gaspar (SC)

 

 Resumo:   

 

A pesquisa apresentada busca compreender o processo de exclusão vivenciado por jovens e adultos nos bancos escolares através de entrevistas semi-estruturadas, dinâmicas e encontros informais periódicos. Ainda, busca-se analisar como estes/as homens e mulheres com idades de 23 a 74 anos - alunos/as de um grupo de alfabetização - lembram de seus períodos escolares, no que se refere à construção do conhecimento de leitura e escrita. A partir desses eixos pode-se perceber que percepções estes/as sujeitos, excluídos em um determinado momento dos processos de escolarização formal retornam aos espaços de conhecimento formalizado e buscam uma inclusão na sociedade do escrito atual. Estão sendo ouvidos 15 adultos/as da cidade de Gaspar /SC, pontuando: Por que parou de estudar? O que o fez retornar aos bancos escolares? O significado da escola para você? Qual seu maior sonho?.