ALVES, Rosângela da Silveira. A introdução de escolares ao ensino
sistematizado da linguagem escrita. 2003. 178 p. Dissertação (Mestrado em
Educação). Universidade do Sul de Santa Catarina
Orientador: Vera Lúcia Chacon Valença
Local: Tubarão/SC
Link: http://www.unisul.br/
Assuntos:
Educação Alfabetização
Comunicação escrita
Resumo:
Este estudo volta seu foco de interesse para a prática que introduz escolares ao ensino sistematizado da linguagem escrita por professores alfabetizadores de escolas da rede pública de Imbituba, Santa Catarina, tendo como objetivo maior a introdução de textos das diferentes áreas do conhecimento no processo de alfabetização. Faz uma revisão bibliográfica buscando subsídios na literatura contemporânea que possam contribuir para uma prática docente eficaz, nessa fase da escolaridade. O estudo compreende três etapas: a primeira envolve uma entrevista com um grupo de cinco professoras alfabetizadoras; a segunda constitui-se em uma observação direta em sala de aula desenvolvida em duas das cinco turmas inicialmente contactadas; e a terceira consiste numa intervenção pedagógica visando um trabalho de acordo com a literatura contemporânea. Durante a intervenção foram solicitados aos alunos alguns textos, os quais serviram para o estudo de aspectos relevantes das produções escritas. A revisão teórica aborda questões do desenvolvimento da escrita sobretudo de inspiração vygotskyana, enfocando também as contribuições de Piaget, através de Emilia Ferreiro. São também citadas questões do desenvolvimento das diferentes linguagens na criança, na visão de estudiosos russos, dentre outros. Foi possível perceber que, para estar envolvido num processo de alfabetização, o aluno precisa ter contato com uma variada tipologia textual, que contemple as diferentes áreas do conhecimento, que possa manifestar diferentes linguagens numa constante interação com seus pares, com a devida intervenção do professor. Assim, terá possibilidade de apreender a linguagem escrita interagindo com ela através do outro (autores, professores e colegas).