Sabrina das Neves Barreto. O processo de alfabetização no MOVA-RS:
narrativas e significados na vida de mulheres. 01/09/2005
1v. 121p. Mestrado. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Orientador(es): Cleuza Maria Sobral Dias
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da FURG e Biblioteca Setorial do PPGEA
Palavras - chave:
Educação Ambiental; Educação Popular; Alfabetização
Área(s) do conhecimento:
EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Leôncio José Gomes Soares
Linha(s) de pesquisa:
Educação Ambiental: Currículo e Formação de Professores Ambientalização do Currículo. Propostas para diferentes áreas da Educação formal. Formação inicial e continuada de professores como agentes construtores do currículo ambientalizado escolar. Formulação de políticas públicas.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
As trajetórias de três mulheres constituem o campo de estudo desta dissertação de mestrado, que tem como objetivo analisar os significados e os sentidos da alfabetização para sujeitos que participaram de uma turma do MOVA-RS, do Bairro Bosque Silveira, na cidade do Rio Grande. Entrelaçando trajetórias, organizo este estudo em percursos, que narram histórias de vida, incluindo minha trajetória no Movimento de Alfabetização e as trajetórias das mulheres, propondo um diálogo com os teóricos que fundamentam a Educação de Jovens e Adultos, e a Educação Ambiental. Como opção metodológica para o desenvolvimento desta pesquisa de cunho qualitativo, busco orientações na abordagem (auto)biográfica e nos princípios da etnografia, que encaminharam o processo de coleta de dados, a partir das narrativas e das observações no contexto local, assim como também orientaram a análise textual das narrativas expressas pelas três mulheres, possibilitando conhecer os percursos realizados por cada uma delas, interpretando os sentidos e os significados atribuídos em cada experiência. A análise das narrativas mostra que as trajetórias falam de histórias diferentes, mas que se assemelham na forma como cada uma das mulheres vivenciou-vivencia os significados da alfabetização. Ler e escrever é, para elas, a possibilidade de ocupar um lugar social, de realizar atividades antes “proibidas” e de posicionar-se em relação à condição de opressão vivida por não possuírem tal ferramenta. As participantes da pesquisa expressam, na leitura que hoje fazem da própria vida, do mundo..., as experiências vividas a partir da alfabetização, o que lhes oportunizou construir novas relações com o ambiente onde vivem e com a sua própria história. Ao afirmar isso, revelam, também, os significados do processo de alfabetização vivido no MOVA-RS, destacando a relação de confiança estabelecida com a professora e a proposta metodológica como desencadeadoras de processos de construção de saberes relevantes à vida.