Eliane Nascimento de Aguiar. A inserção dos jovens no mercado de trabalho (enfoque sobre os valores e princípios morais que regem essa inserção pesquisando os valores dos alunos do enino médio do Colégio Pedro II - unidade de São Cristóvão III - RJ). 01/02/2002

 1v. 138p. Mestrado. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Mirian Paura Sabrosa Zippin Grinspun

 Biblioteca Depositaria: UERJ

 

Palavras - chave:

 Jovens; Mercado de trabalho; Valores

 

 

Área(s) do conhecimento: TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 Thereza Penna Firme

 

 Linha(s) de pesquisa:

 Cotidiano e Cultura Escolar  A linha é produto da redivisão da Linha Processos Educacionais e Cotidiano Escolar. Dedica-se ao estudo das redes cotidianas de criação do conhecimento, centrando-se na relação dessas redes com o espaço escolar.

 

Dependência administrativa

  Estadual

 

 

Resumo tese/dissertação:

 O presente trabalho busca problematizar o conceito de juventude, analisando alguns dados estatísticos relativos aos valores dos jovens no contexto atual e relacionando-os ao binômio Educação-Trabalho, através de pesquisa realizada com os alunos do Ensino Médio do Colégio Pedro II - Unidade Escolar São Cristóvão III/RJ. Esta pesquisa ocupa-se, basicamente, de investigar os valores dos jovens em relação ao mundo adulto do trabalho, visando à análise e compreensão dos valores e das práticas realizadas no contexto social deste tempo. O trabalho chama a atenção para o fato de que um dos grandes desafios, hoje, é o de garantir a possibilidade de trabalho através da educação. O trabalho chama, ainda, atenção para a necessidade de re-signifcar a interação juventude e escola, apontando para os desafios postos, hoje, para a construção de linhas de ação nessa área. Para compreender a problemática abordada e situar criticamente os dados obtidos na pesquisa, recorreu-se a autores que abordam a relação Educação-trabalho e o papel da escola na formação do futuro trabalhador - o jovem. O trabalho foi desenvolvido em quatro grandes movimentos básicos, definindo assim sua estrutura. O primeiro movimento está voltado para a constatação da juventude como categoria social e contou com a contribuição dos seguintes autores: Becker, Abramo, Levisky, Novaes, Spósito, Grinspun e Bologna. O segundo movimento está voltado para a relação Educação-trabalho e contou com a contribuição de Cunha, Arroyo, Grinspun, Sucupira, Saviani e Salgado. O terceiro movimento está voltado para a questão dos valores, os valores ético-morais e analisa as teorias que fundamentam a questão dos valores dos jovens, com destaque para a de Kohlberg (1958). Este movimento foi sustentado pelas contribuições de Martins, Cotrim, La Taille, Adorno e Grinspun. O quarto e último movimento está voltado para a contextualização do espaço, no que se refere ao mundo do trabalho e contou com a contribuição de Frigotto, Gentili, Dejours, Enguita, Machado, Ferritti e Kuenser. O trabalho faz uma abordagem crítica, quando investe na tentativa de discutir algumas possibilidades, visando a criar condições para orientar mais e melhor o jovem em busca de sua autonomia moral, da sua cidadania responsável, da transformação social visando objetivar princípios e ideais para atingir a justiça e a igualdade social.