Eliane Nascimento de Aguiar. A inserção dos jovens no mercado de
trabalho (enfoque sobre os valores e princípios morais que regem essa inserção
pesquisando os valores dos alunos do enino médio do Colégio Pedro II - unidade
de São Cristóvão III - RJ). 01/02/2002
1v. 138p. Mestrado. UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Mirian Paura Sabrosa Zippin Grinspun
Biblioteca Depositaria: UERJ
Palavras - chave:
Jovens; Mercado de trabalho; Valores
Área(s) do conhecimento: TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Thereza Penna Firme
Linha(s) de pesquisa:
Cotidiano e Cultura Escolar A linha é produto da redivisão da Linha Processos Educacionais e Cotidiano Escolar. Dedica-se ao estudo das redes cotidianas de criação do conhecimento, centrando-se na relação dessas redes com o espaço escolar.
Dependência administrativa
Estadual
Resumo tese/dissertação:
O presente trabalho busca problematizar o
conceito de juventude, analisando alguns dados estatísticos relativos aos
valores dos jovens no contexto atual e relacionando-os ao binômio
Educação-Trabalho, através de pesquisa realizada com os alunos do Ensino
Médio do Colégio Pedro II - Unidade Escolar São Cristóvão III/RJ. Esta pesquisa
ocupa-se, basicamente, de investigar os valores dos jovens em relação ao mundo
adulto do trabalho, visando à análise e compreensão dos valores e das práticas
realizadas no contexto social deste tempo. O trabalho chama a atenção para o
fato de que um dos grandes desafios, hoje, é o de garantir a possibilidade de
trabalho através da educação. O trabalho chama, ainda, atenção para a
necessidade de re-signifcar a interação juventude e escola, apontando para os
desafios postos, hoje, para a construção de linhas de ação nessa área. Para
compreender a problemática abordada e situar criticamente os
dados obtidos na pesquisa, recorreu-se a autores que abordam a relação
Educação-trabalho e o papel da escola na formação do futuro trabalhador - o
jovem. O trabalho foi desenvolvido em quatro grandes movimentos básicos,
definindo assim sua estrutura. O primeiro movimento está voltado para a
constatação da juventude como categoria social e contou com a contribuição dos
seguintes autores: Becker, Abramo, Levisky, Novaes, Spósito, Grinspun e
Bologna. O segundo movimento está voltado para a relação Educação-trabalho e
contou com a contribuição de Cunha, Arroyo, Grinspun, Sucupira, Saviani e
Salgado. O terceiro movimento está voltado para a questão dos valores, os valores ético-morais e analisa as teorias que fundamentam
a questão dos valores dos jovens, com destaque para a de Kohlberg (1958). Este
movimento foi sustentado pelas contribuições de Martins, Cotrim,