MARA SERLI DO COUTO FERNANDES. Educações e Exclusões: Transitando e
Catando Resíduos de Papéis e Aprendizagens. 01/10/2004
1v. 130p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - EDUCAÇÃO
Orientador(es): NILTON BUENO FISCHER
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Setorial de Educação
Palavras - chave:
educação, educação de jovens e adultos, reciclagem de lixo,
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
BEATRIZ VARGAS DORNELES
IZABEL CRISTINA BRUNO BACELLAR ZANETI
JAQUELINE MOLL
Linha(s) de pesquisa:
EIXO TEMÁTICO 2: POLÍTICAS DE FORMAÇÃO, POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO Voltado para as políticas que atravessam o campo da educação nas suas mais variadas intencionalidades e nos múltiplos campos do fazer-pensar em que se projeta o ato educativo.
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Essa dissertação corrobora na compreensão da temática que envolve as singularidades de um grupo populacional específico ? os catadores de papel ? e problematiza com o campo da educação. O estudo realizado buscou identificar os distintos processos de aprendizagens produzidos pelos catadores de resíduos sólidos recicláveis, seja nas suas passagens pelos bancos escolares, seja na atividade da reciclagem (tendo no horizonte que esses sujeitos entrelaçam múltiplas exclusões: escolarização; formalidade do mundo do trabalho; entre outras). Nos caminhos percorridos por essa investigação foi possível perceber os contornos da exclusão por meio da captura de fragmentos das histórias de vida, de escola e de trabalho dos catadores. Desse modo, são apresentadas alguns elementos constituintes da condição particular e complexa dos catadores a respeito da produção das suas aprendizagens que são construídas, trocadas, recicladas e legitimadas na sua prática cotidiana ao transitarem pelas ruas e pela vida carregando os seus fardos no cenário da Capital Federal.