CRISTIANE APARECIDA LOPES RODRIGUES. O retorno à escola: um estudo com alunos da educação de jovens e
adultos. 01/11/2006
1v. 83p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO (PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO)
Orientador(es): LAURINDA RAMALHO DE ALMEIDA
Biblioteca Depositaria: PUCSP
Palavras - chave:
jovem e adulto, escola, sentimentos, emoções
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
ABIGAIL ALVARENGA MAHONEY
LAURINDA RAMALHO DE ALMEIDA
MARIA LEILA ALVES
Linha(s) de pesquisa:
DESENVOLVIMENTO, ENSINO E APRENDIZAGEM COMPREENSÃO DO DESENVOLVIMENTO-HUMANO SUA RELAÇÃO COM PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM NOS CONTEXTOS ESCOLARES, FAMILIARES E COMUNITÁRIOS.
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
Este estudo procurou analisar os sentimentos e emoções dos alunos da Educação de Jovens e Adultos no seu primeiro dia de aula, ao retornar à escola para reiniciar os estudos. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede pública municipal de São Paulo, com um grupo de 15 alunos que freqüentam o 4. termo do Ciclo I. Os dados foram coletados através de questionário de caracterização e redações, em situação natural de sala de aula. A análise dos dados foi realizada à luz da teoria de Henri Wallon e revelou, no primeiro dia de aula, situações marcantes em sala de aula, provocadoras de sentimentos como: medo, timidez, vergonha, alegria, calma, nervosismo, bem-estar e tristeza. A pesquisa aponta a necessidade que tem o aluno de um olhar acolhedor da escola, nesse momento importante de sua trajetória de vida.