CRISTIANE APARECIDA LOPES RODRIGUES. O retorno à escola: um estudo com alunos da educação de jovens e adultos. 01/11/2006

 1v. 83p. Mestrado. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO - EDUCAÇÃO (PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO)

 Orientador(es): LAURINDA RAMALHO DE ALMEIDA

 Biblioteca Depositaria: PUCSP

 

Palavras - chave:

 jovem e adulto, escola, sentimentos, emoções

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

Banca examinadora: 

 ABIGAIL ALVARENGA MAHONEY

 

 LAURINDA RAMALHO DE ALMEIDA

 

 MARIA LEILA ALVES

 

Linha(s) de pesquisa:

 DESENVOLVIMENTO, ENSINO E APRENDIZAGEM  COMPREENSÃO DO DESENVOLVIMENTO-HUMANO SUA RELAÇÃO COM PROCESSOS DE ENSINO APRENDIZAGEM NOS CONTEXTOS ESCOLARES, FAMILIARES E COMUNITÁRIOS.

 

Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 Este estudo procurou analisar os sentimentos e emoções dos alunos da Educação de Jovens e Adultos no seu primeiro dia de aula, ao retornar à escola para reiniciar os estudos. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola da rede pública municipal de São Paulo, com um grupo de 15 alunos que freqüentam o 4. termo do Ciclo I. Os dados foram coletados através de questionário de caracterização e redações, em situação natural de sala de aula. A análise dos dados foi realizada à luz da teoria de Henri Wallon e revelou, no primeiro dia de aula, situações marcantes em sala de aula, provocadoras de sentimentos como: medo, timidez, vergonha, alegria, calma, nervosismo, bem-estar e tristeza. A pesquisa aponta a necessidade que tem o aluno de um olhar acolhedor da escola, nesse momento importante de sua trajetória de vida.