MARIA APARECIDA CORAZZA. Universidade e educação de jovens e adultos: Um estudo de caso sobre o Programa alfabetização Solidária. 01/02/2003

 1v. 98p. Mestrado. UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): SUELI MAZZILLI

 Biblioteca Depositaria: Taquaral/UNIMEP

 

Email do autor:

 mcorazza@usc.br

 

Palavras - chave:

 Alfabetização; Capacitação; Educação

 

Área(s) do conhecimento: 

 EDUCAÇÃO

 

 EDUCAÇÃO DE ADULTOS

 

Banca examinadora: 

 LUIZ CARLOS DUARTE DE SOUZA

 

Linha(s) de pesquisa:

 Formação de Professores  Este núcleo investiga a problemática de como aprender a ensinar e de como ensinar a ensinar segundo modelos de formação inicial e continuada mais adequados à complexidade que caracteriza a ação docente.

 

Dependência administrativa

  Particular

 

Resumo tese/dissertação:

 Em 1997 foi implantado pelo Governo Federal através do Ministério da Ação Social o Programa de Alfabetização de Adultos (PAS) com o intuito de minimizar o índice de analfabetismo nas regiões mais carentes do país; o qual prevê a participação de Universidades brasileiras na capacitação dos alfabetizadores. Este estudo teve por objetivo aprofundar o conhecimento sobre a influência dos cursos de capacitação de alfabetizadores oferecidos pela Universidade Sagrado Coração, como parceira do PAS. Para a realização desta pesquisa, além da análise documental, buscou-se dar voz aos alfabetizadores que freqüentaram o XII Curso de Capacitação Educacional para Alfabetização de Jovens e Adultos, no período de 24/06/2002 a 12/07/2002, na sede da USC, no município de Bauru/SP, para conhecer suas percepções acerca de seus papéis como alfabetizadores e das contribuições do curso de que participaram, para sua prática pedagógica. Foram ouvidos 20 alfabetizadores que atuam no Estado do Tocantins, desde formados na habilitação para o magistério até estudantes do ensino fundamental. Foi possível constatar que o curso de capacitação de alfabetizadores é de relevância aos olhos desses alfabetizadores. Considerando as expectativas definidas pelo PAS e as ações propostas para sua realização foi possível identificar alguns entraves. Para que se obtenha um maior índice de aproveitamento nos cursos de capacitação de alfabetizadores promovidos pelo PAS, sugere-se: 1) que a capacitação feita no local de origem dos alfabetizadores, onde ocorrerá seu trabalho; 2) que seja aumentada a carga horária destinada aos módulos de formação dos alfabetizadores; e 3) que sejam reaproveitados os mesmos alfabetizadores para a etapa de pós-alfabetização.