Eliete Maria de Sá. Leitura, literatura e a educação de jovens e adultos. 01/11/2002

 1v. 149p. Mestrado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - LINGÜÍSTICA APLICADA

 Orientador(es): Alice Aurea Penteado Martha

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da UEM

 

Email do autor:

 elietems@bol.com.br

 

 

Palavras - chave:

 Leitura; Literatura; Educação de Jovens e Adultos.

 

Área(s) do conhecimento: 

 ENSINO-APRENDIZAGEM

 

Banca examinadora: 

 Neuza Ceciliato de Carvalho

 

Linha(s) de pesquisa: A literatura e a formação do leitor  Prevê o estabelecimento de uma pedagogia específica para a leitura do texto literário, diferente da empregada em outros tipos de textos. Para tanto,impõe-se o redimensionamento do conceito de leitura e de práticas que levem à interação: leitor/autor/obra.

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS

 

Dependência administrativa

  Estadual

 

 Resumo tese/dissertação:

O trabalho com o texto literário em sala de aula constitui-se, muitas vezes, tarefa difícil para o professor de Língua Portuguesa. Neste sentido, pesquisas aplicadas têm procurado instituir algumas diretrizes que tragam um novo alento para a prática de leitura na escola. O ensino regular parece estar tentando, mesmo que lentamente, trazer para o ambiente escolar novas metodologias que consigam explorar as potencialidades do texto literário, fazendo do trabalho de leitura algo mais interativo e menos tedioso para o aluno. Se o ensino regular ainda tenta adaptar-se a novos métodos de incentivo a leitura, o chamado ensino supletivo está alheio a essas conquistas. Isto porque o aluno dessa modalidade de educação, que já não teve formação de leitura adequada durante infância, ao retomar os estudos durante a fase adulta, depara-se, na maioria das vezes, com uma escola que se assemelha a uma versão empobrecida do ensino regular, com conteúdos condensados, ministrados de forma aligeirada. Assim, não é de se estranhar que a formação do leitor esteja ocorrendo de maneira deficitária, não ultrapassando o velho conceito de alfabetização, que privilegia o aprendizado de letras e sílabas. Diante deste panorama, o objetivo deste trabalho é focalizar um aspecto muito importante no desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem do aluno da escola dedicada à Educação de Jovens e Adultos (EJA): a sua formação como leitor proficiente, principalmente, de textos literários. Para tanto, foram objetos de análise: a Proposta Curricular Nacional destinada à Educação de Jovens e Adultos, em que se procurou averiguar os pressupostos teóricos do ensino de leitura e literatura para esta modalidade de ensino; o material didático usado por um centro de Educação de Jovens e Adultos e o trabalho com a leitura literária e, ainda, entrevistas com alunos e professores da EJA, que ajudaram não só a evidenciar a presença dos mediadores de leitura na vida dos discentes da Educação de Jovens e Adultos, mas delinearam também o perfil desta clientela estudantil, marcado pela carência material e pela busca do conhecimento.