Helder Molina. As metamorfoses do capitalismo e a educação dos trabalhadores: uma análise da política de formação da CUT e do Programa Integrar CNM/RJ.. 01/02/2004
1v. 189p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Maria Aparecida Ciavatta Pantoja Franco
Biblioteca Depositaria: biblioteca Central do Gragoatá
Palavras - chave:
educação dos trabalhadores; metamorfose capitalista.
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Gaudencio Frigotto
Maria Aparecida Ciavatta Pantoja Franco
Neise Deluiz
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS
Dependência administrativa: Federal
Resumo tese/dissertação:
Esta dissertação está no contexto histórico,
social e político brasileiro. Nela buscamos produzir uma reflexão crítica sobre
a categoria trabalho, e a identidade do trabalhador, resgatando os seus
sentidos ontológico e histórico, sua centralidade na produção dos seres humanos
e da vida material, e problematizar o que se convencionou denominar de crise do
trabalho assalariado, crise da sociedade do emprego ou ainda de crise da
sociedade industrial. Analisamos, do ponto de vista da totalidade social, os
determinantes e condicionantes produzidos pelas metamorfoses do capital e do
capitalismo mundializado, no mundo do trabalho e suas
repercussões nas estratégias da CUT, nos anos da década de 1990. Historicizamos o novo sindicalismo e a Central Única dos
Trabalhadores, analisamos sua presença na história
recente do país enquanto sujeito político concreto, e as metamorfoses de sua
política nas relações com o capital, até que ponto essa relação significou uma
adaptação à ideologia do capital. Resgatamos e analisamos, em perspectiva
histórica, a relação entre educação e qualificação profissional e
reestruturação capitalista no Brasil, as políticas desenvolvidas pelo Estado e
investigamos os pressupostos político-pedagógicos dos programas de formação
desenvolvidos pela CUT nos anos da década de 1990. Conhecemos criticamente, nos
aspectos concretos e objetivos, a concepção, implantação e desenvolvimento do
projeto político-pedagógico do Programa Integrar, de Elevação de Escolaridade