Andréa Roberta de Oliveira. Educação de jovens e adultos: um estudo
sobre o processo de ensino e aprendizagem. 01/05/2000
1v. 157p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Helena Rosa Vieira Lima
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Comunitária da UFSCar
Palavras - chave:
Educação de jovens e adultos; ensino e aprendizagem
Área(s) do conhecimento: ENSINO-APRENDIZAGEM, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Helena Rosa Vieira Lima
Maria Aparecida Segatto Muranaka
Rubens Barbosa de Camargo
Linha(s) de pesquisa: Processos de Ensino-Aprendizagem Consiste na investigação, numa perspectiva hist.-evolutiva, da epistemologia e de seus aspectos didático-metodol., relacionados ao processo ensino-aprend., em situações de educação formal e informal, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, nas dive
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES - DS
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Embora não seja o objetivo central desse estudo aprofundar as análises sobre a história do analfabetismo no Brasil, no Estado de São Paulo e na cidade de São Carlos, o trabalho inicia-se com uma retrospectiva histórica sobre o analfabetismo e a educação de jovens e adultos. Além do aprimoramento do trabalho, optou-se por iniciá-lo a partir dessa contextualização para proceder ao estudo realizado em uma classe de suplência da cidade de São Carlos nesse contexto, motivado pela importância dos cursos de educação de jovens e adultos para aquelas pessoas que não tiveram a oportunidade de alfabetizar-se em idade escolar. O presente estudo foi norteado pela questão geral: Como ocorrem os processos de ensino e de aprendizagem na educação de jovens e adultos? Para responder a questão, escolheu-se um núcleo supletivo pertencente à Prefeitura Municipal de São Carlos (optou-se pelo Termo 1, que corresponde ao início do processo de alfabetização). O referencial teórico da pesquisa aponta para a necessidade de atentar para a especificidade do aluno jovem ou adulto analfabeto ou pouco escolarizado, quanto aos aspectos cognitivos, sociais, conteúdos, metodologias e material didático. A classe escolhida para análise revela heterogeneidade quanto às características dos alunos: idade, estado civil, procedência: rural e urbana, e de diversos bairros da cidade. Os dados de análise foram obtidos através de observação, entrevistas, análise documental e aplicação de diagnósticos de aprendizagem de leitura e escrita. A análise, que incidiu sobre os processos de ensino e de aprendizagem focalizou a professora - suas dificuldades e facilidades, escolha da profissão, suas imagens sobre ensino, educação, suplência, alunos, relações estabelecidas entre professora e alunos e secretaria de educação; o ensino - como o conhecimento é agenciado dentro da sala de aula, material didático utilizado, conteúdos trabalhados, avaliação; e os alunos - características dos alunos matriculados, e dos alunos que permaneceram até o final do ano letivo, evasão, freqüência, seus desejos e aspirações, importância da escolarização para esses alunos e aprendizagem. Os resultados apontam para a necessidade de uma política educacional que focalize os inúmeros jovens e adultos analfabetos. Sugerem que os problemas identificados nos processos de ensino e de aprendizagem, na classe onde se desenvolveu o trabalho, poderiam ser minimizados mediante um acompanhamento sistemático por parte das instâncias administrativas, cursos de capacitação, educação continuada e trocas de experiências.