Osvando dos Santos Alves. Saberes produzidos na ação de ensinar matemática na
EJA: Contribuições para o debate sobre a formação inicial de educadores
matemáticos na UFPA. 01/04/2004
1v. 166p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS
Orientador(es): Tadeu Oliver Gonçalves
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da UFPA
Palavras - chave:
ensino de matemática, formação de professores
Área(s) do conhecimento: ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
Banca examinadora:
Dario Fiorentini
Linha(s) de pesquisa:
Formação Profissional de Professores Formação inicial e continuada em quaisquer níveis e sistemas de ensino, privilegiando-se temáticas que envolvam tanto a formação de docentes reflexivo-pesquisadores, quanto a formação de novas/outras culturas de formação e desenvolvimento profissional.
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
Os professores, no exercício de sua ação docente, reelaboram, adaptam, retraduzem os conhecimentos diversos recebidos ao longo de sua formação inicial e ambiental por meio do pensar sobre suas próprias experiências. Esta gama de saberes gerados a partir da ação de ensinar, em nosso caso específico, matemática, são edificadores das bases de sua identidade profissional. Para o ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos - EJA - os saberes dos professores adquirem certa especificidade, devido às peculiaridades do público. Tais peculiaridades exigem que o mesmo passe por uma reeducação que se dá, em grande parte dos casos, na prática, mediante a reflexão. A pesquisa de tema Saberes produzidos na ação de ensinar matemática na EJA: contribuições para o debate sobre a formação inicial de professores de matemática na UFPA, objetivou de modo geral, a partir das falas dos professores e estagiários de matemática da EJA, evidenciar os saberes produzidos na dinâmica do ensinar matemática para este público, nas relações entre professores e alunos, professores e conteúdos de sua formação inicial e entre professores e professores. É o professor em ação e o estagiário concluinte lançando um olhar crítico sobre suas próprias formações e práticas, promovendo um diálogo entre ambas e apontando diretrizes para uma formação inicial que contemple estas especificidades. Para a coleta de dados, utilizamos como instrumento entrevistas semi-estruturadas com professores e estagiários. Evidenciamos saberes práticos quanto ao currículo de matemática da EJA, quanto aos estudantes da EJA, quanto à especificidades da vida adulta, quanto à contextualização dos conteúdos matemáticos, entre outros. O caráter formativo das reflexões, expresso pelas falas elaboradas pelos professores e estagiários ao responderem as perguntas da entrevista, demonstra que estes saberes são latentes, potenciais, e que precisam ser evidenciados, trazidos à discussão e valorizados.