Kézia Cortez Da Silva. A formação matemática do
educador de adultos: um olhar a partir da Escola Zé Peão. 01/11/2002
1v. 164p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Wojciech Kuleza
Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da UFPB
Palavras - chave:
formação docente; formação matemática; educação de jovens
Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca examinadora:
Rogéria Gaudencio do Rêgo
Tania Maria de Melo Moura
Linha(s) de pesquisa:
Educação de Jovens e Adultos A educação de jovens e adultos (EJA) tem constituído, ao longo dos 24 anos do Programa, a espinha dorsal das pesquisas e responde diretamente pela maior parte das dissertações defendidas até o presente. O próprio campo de redefinição histórica e teórico-m
Dependência administrativa
Federal
Resumo tese/dissertação:
O presente trabalho focaliza a Formação Matemática do Educador de Adultos, levando em consideração a experiência de quase 12 anos de prática educativa do Projeto Escola Zé Peão, projeto educacional de parceria entre a Universidade Federal da Paraíba - UFPB e o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e do Mobiliário de João Pessoa - SINTRICOM/JP. O texto que ora se apresenta, trata a partir desse contexto, de colocar a problemática da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, bem como, da formação dos professores para essa modalidade do Ensino Fundamental, enfocando, com primazia, as questões ligadas à formação especificamente matemática. A referida pesquisa desenvolveu-se ao longo do ano de 2000, com intuito de acompanhar o curso de formação inicial e o processo formativo contínuo da Escola em tela; procurando analisar a formação nos seus dois principais eixos: a prática dos educadores em processo e as estratégias empregadas pela Escola. Não obstante, o estudo aqui sistematizado sob a égide de pesquisa participante, não aprisiona a totalidade das questões que se colocaram durante o percurso investigativo, mas suscita discussões e perspectivas de transformações significativas nos processos formativos matemáticos dos educadores de Jovens e Adultos. Educadores mais que necessários no século XXI.