Kézia Cortez Da Silva. A formação matemática do educador de adultos: um olhar a partir da Escola Zé Peão. 01/11/2002

 1v. 164p. Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Wojciech Kuleza

 Biblioteca Depositaria: Biblioteca Central da UFPB

 

Palavras - chave:

 formação docente; formação matemática; educação de jovens

 

 

Área(s) do conhecimento: EDUCAÇÃO

 

 

Banca examinadora: 

 Rogéria Gaudencio do Rêgo

 

 Tania Maria de Melo Moura

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 Educação de Jovens e Adultos  A educação de jovens e adultos (EJA) tem constituído, ao longo dos 24 anos do Programa, a espinha dorsal das pesquisas e responde diretamente pela maior parte das dissertações defendidas até o presente. O próprio campo de redefinição histórica e teórico-m

 

 

Dependência administrativa

  Federal

 

 

Resumo tese/dissertação:

 O presente trabalho focaliza a Formação Matemática do Educador de Adultos, levando em consideração a experiência de quase 12 anos de prática educativa do Projeto Escola Zé Peão, projeto educacional de parceria entre a Universidade Federal da Paraíba - UFPB e o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e do Mobiliário de João Pessoa - SINTRICOM/JP. O texto que ora se apresenta, trata a partir desse contexto, de colocar a problemática da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, bem como, da formação dos professores para essa modalidade do Ensino Fundamental, enfocando, com primazia, as questões ligadas à formação especificamente matemática. A referida pesquisa desenvolveu-se ao longo do ano de 2000, com intuito de acompanhar o curso de formação inicial e o processo formativo contínuo da Escola em tela; procurando analisar a formação nos seus dois principais eixos: a prática dos educadores em processo e as estratégias empregadas pela Escola. Não obstante, o estudo aqui sistematizado sob a égide de pesquisa participante, não aprisiona a totalidade das questões que se colocaram durante o percurso investigativo, mas suscita discussões e perspectivas de transformações significativas nos processos formativos matemáticos dos educadores de Jovens e Adultos. Educadores mais que necessários no século XXI.