Luís Roberto Cezar de Castro. Narrativas sobre a matemática escolar produzidas por alunos de um curso noturno de educação de jovens e adultos. 01/03/2006

 1v. 113p. Mestrado. UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - EDUCAÇÃO

 Orientador(es): Gelsa Knijnik

 Biblioteca Depositaria: Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

 

Palavras - chave:

 etnomatemática, educação de jovens e adultos

 

 

Área(s) do conhecimento: CURRÍCULO, EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO DE ADULTOS

 

Banca examinadora: 

 Alexandrina Monteiro

 

 Maura Corcini Lopes

 

 

Linha(s) de pesquisa:

 CURRÍCULO, CULTURA E SOCIEDADE  Estuda a Educação a partir da compreensão da centralidade da cultura. Problematiza o currículo escolar e as pedagogias culturais em diferentes campos do saber: as Ciências, a Educação Especial, a Ética, a História e a Matemática

 

 

Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES/PROSUP/MODALIDADE II

 

 

Dependência administrativa

  Particular

 

 

Resumo tese/dissertação:

 A presente Dissertação tem como propósito analisar narrativas sobre a Matemática escolar, com elementos da cultura de um grupo de alunos. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do Ensino Fundamental de um curso noturno de um Programa de Educação de Jovens e Adultos, da Escola Carlos Antônio Wilkens, situada no bairro Veranópolis, no município de Cachoeirinha, estado do Rio Grande do Sul. Os aportes teóricos da pesquisa são as idéias presentes na área da Educação de Jovens e Adultos, da Etnomatemática e dos Estudos Culturais, examinados a partir de uma perspectiva alinhada com o pensamento pós-moderno. A dissertação está organizada em cinco capítulos. No primeiro, há uma apresentação geral da pesquisa, a explicitação do lugar teórico a partir do qual foi realizado o estudo, o relato problematizado de como foi construído o objeto de pesquisa, bem como os procedimentos metodológicos. O segundo capítulo apresenta a descrição do Programa de Educação de Jovens e Adultos na instituição escolar. No capítulo 3, está a análise das demandas e contribuições do ensino da Matemática na Educação de Jovens e Adultos. O quarto capítulo examina as narrativas sobre a matemática escolar produzidas durante as entrevistas realizadas com sete alunos da EJA. O resultado desse exame está expresso em duas unidades: 1) A Matemática como desafio: superando limitações; 2) A Matemática como possibilidade de competição no trabalho e na escola. A dissertação encerra-se com o capítulo 5, no qual estão algumas reflexões, que se configuram nas possíveis conclusões sobre a temática desta pesquisa, balizadas pelas experiências vivenciadas no Curso de Mestrado, durante a elaboração deste trabalho.