Luís Roberto Cezar de Castro. Narrativas sobre a matemática escolar
produzidas por alunos de um curso noturno de educação de jovens e adultos.
01/03/2006
1v. 113p. Mestrado. UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - EDUCAÇÃO
Orientador(es): Gelsa Knijnik
Biblioteca Depositaria: Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS
Palavras - chave:
etnomatemática, educação de jovens e adultos
Área(s) do conhecimento: CURRÍCULO, EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO DE ADULTOS
Banca examinadora:
Alexandrina Monteiro
Maura Corcini Lopes
Linha(s) de pesquisa:
CURRÍCULO, CULTURA E SOCIEDADE Estuda a Educação a partir da compreensão da centralidade da cultura. Problematiza o currículo escolar e as pedagogias culturais em diferentes campos do saber: as Ciências, a Educação Especial, a Ética, a História e a Matemática
Agência(s) financiadora(s) do discente ou autor tese/dissertação: CAPES/PROSUP/MODALIDADE II
Dependência administrativa
Particular
Resumo tese/dissertação:
A presente Dissertação tem como propósito analisar narrativas sobre a Matemática escolar, com elementos da cultura de um grupo de alunos. A pesquisa foi desenvolvida com alunos do Ensino Fundamental de um curso noturno de um Programa de Educação de Jovens e Adultos, da Escola Carlos Antônio Wilkens, situada no bairro Veranópolis, no município de Cachoeirinha, estado do Rio Grande do Sul. Os aportes teóricos da pesquisa são as idéias presentes na área da Educação de Jovens e Adultos, da Etnomatemática e dos Estudos Culturais, examinados a partir de uma perspectiva alinhada com o pensamento pós-moderno. A dissertação está organizada em cinco capítulos. No primeiro, há uma apresentação geral da pesquisa, a explicitação do lugar teórico a partir do qual foi realizado o estudo, o relato problematizado de como foi construído o objeto de pesquisa, bem como os procedimentos metodológicos. O segundo capítulo apresenta a descrição do Programa de Educação de Jovens e Adultos na instituição escolar. No capítulo 3, está a análise das demandas e contribuições do ensino da Matemática na Educação de Jovens e Adultos. O quarto capítulo examina as narrativas sobre a matemática escolar produzidas durante as entrevistas realizadas com sete alunos da EJA. O resultado desse exame está expresso em duas unidades: 1) A Matemática como desafio: superando limitações; 2) A Matemática como possibilidade de competição no trabalho e na escola. A dissertação encerra-se com o capítulo 5, no qual estão algumas reflexões, que se configuram nas possíveis conclusões sobre a temática desta pesquisa, balizadas pelas experiências vivenciadas no Curso de Mestrado, durante a elaboração deste trabalho.